Quantas abelhas ainda existem no mundo?
P>Passarei a assumir que estás a falar de abelhas e argumentaria que é o número de colmeias que é importante, já que essa é a unidade reprodutiva, e eu tomaria os números do FAOSTAT (como citado pela inquirida Emily Heath) como uma estimativa conservadora para isso. As abelhas órfãs sem colmeia vão morrer muito em breve, sem descendência. Além disso, eu diria que o grande número de abelhas que outros citam nas suas respostas pode dar falso conforto às pessoas ou mesmo levá-las a pensar que as abelhas não estão em perigo de extinção, quando o advento dos ácaros veroa, a desordem do colapso da colónia e os pesticidas neonicotinóides utilizados em tantas culturas humanas e até mesmo as plantações em viveiro estão a causar um rápido declínio no número de colmeias vivas domesticadas e as colmeias de abelhas selvagens tornaram-se bastante raras.
Eu sei que no meu curto meio século, eu vi abelhas diminuírem de quase todos os outros dentes-de-leão no quintal dos meus pais tendo uma abelha selvagem, avistar uma abelha na minha área rural é agora um acontecimento muito raro, não é algo que acontece mesmo todas as semanas, muito menos diariamente. O meu marido costumava manter um par de colmeias como hobby e, ao longo de uma década, reparou que passou das abelhas a prosperar e a produzir muito mel, a ter de substituir as duas colmeias todos os anos, apesar de ter esterilizado completamente as caixas de abelhas entre cada lote de abelhas. Ele decidiu que era injusto continuar a utilizar a capacidade reprodutiva anual de algumas abelhas rainhas apenas para que a sua progenitura morresse todos os anos quando não conseguia dedicar o tempo necessário para cuidar das abelhas quando tinha um trabalho a tempo inteiro.
É verdade que algumas outras espécies de abelhas nativas começaram a apanhar a folga de polinização e a preencher o nicho de ecossistema mais vazio que as abelhas ocupavam, mas essas outras espécies também não são invulneráveis, e a sobrevivência da humanidade depende de polinizadores que ajudem os nossos alimentos vegetais a reproduzir-se. Precisamos resolver todos os problemas que levaram ao declínio das abelhas se quisermos preservar os nossos ecossistemas e a humanidade.