Quanto custa fazer um console de videogame completo?
Para fazer a sua própria consola? Oh boy, aqui vamos nós.
Vou assumir que você quer dizer do zero (IE criar uma nova consola e marca, não construir você mesmo uma PS4 ou algo assim).
Então, em primeiro lugar, o hardware. Você tem que contratar um grande número de engenheiros, designers e eletricistas para fazer isso funcionar, e o tempo de P&D provavelmente vai ser de vários anos. Então, prepare-se para estar pagando caro por isso. Sério, é mais caro para P&D um console do que um carro.
Agora, a fabricação. Presumo que queira vender a coisa, e de preferência em massa. Então, você já tem que colocar muito dinheiro adiantado só para conseguir as coisas fabricadas, mesmo que você faça isso fora da costa e sacrifique qualidade.
Ok, agora você tem que distribuí-las. Não muito difícil, suponho, em comparação com o resto, mas a logística ainda é cara. Você poderia usar a amazon e fazer os clientes pagarem pelo envio, que seria muito mais barato, mas você corre o risco de desbotar na obscuridade.
Agora, a publicidade e o branding. Esta é provavelmente a parte mais difícil de todas. Entrar neste mercado vai precisar de um grande número de seguidores, e uma boa razão para comprar o seu console. Se você precisa de um exemplo do que pode dar errado, dê uma olhada nos consoles do Steam. Eles não se saíram muito bem, apesar de serem consolas perfeitamente respeitáveis. Prepare-se para ter muitos mais milhões gastos aqui.
E agora, o software. Obviamente não pode ter a consola como um simples PC numa caixa, por isso vai ter de começar com o SO. Você provavelmente vai ter que fazer isso principalmente do zero, o que vai custar muito, juntamente com os designers UX para os menus e tudo mais.
Mas estamos esquecendo a parte mais importante: os jogos! Você tem que ter jogos na sua plataforma, ou ninguém vai comprá-los na sua cabeça! Então, primeiro você tem que fazer um nome grande o suficiente para ter alguns desenvolvedores de jogos de terceiros a bordo. Depois, você tem que fazer alguns jogos de primeira festa. Não há maneira de você poder lançar um console sem um jogo vindo direto do seu estúdio ou sem um jogo licenciado diretamente. Bons títulos de primeira festa são a chave para o sucesso aqui. Oh, e não nos esqueçamos dos exclusivos! Eles são caros, mas valem bem a pena para garantir que as pessoas vão comprar o seu console!
Finalmente, há o preço. Não há como contornar isso: você terá que assumir uma perda com a maioria, se não todas, as vendas de consoles. Não há como vendê-la pelo valor total da produção. A maioria das empresas de console hoje em dia ganham seu dinheiro com compras de jogos (especialmente digitais), então você vai ter que seguir os passos deles, e possivelmente ser mais agressivo com o seu preço, tendo maiores perdas iniciais por causa disso.
Ok, ok, eu sei que esse material só se aplica se você for fazer um grande console de sucesso. Mas a verdade é que não há meio-termo no mercado. Ou você pode fazer um pequeno console Linux ou algo para seu prazer pessoal e não pagar quase nada, ou você pode fazer um console de grande orçamento e esperar vendê-lo, mas o que você não pode fazer é vender um console inferior neste mercado. Ele simplesmente não funciona.
TLDR: Se você não é multimilionário, você não está nem perto de ter o suficiente.