Como são criados os jogos PlayStation e que linguagens os desenvolvedores usam para construí-los?
A actual geração de consolas (PS4 e Xbox One) utiliza ambas APUs x86 AMD modificadas à medida. Isso significa que o desenvolvimento para eles é relativamente fácil - eles têm muito em comum com o hardware encontrado em um PC, e geralmente o que funciona bem para um PC também funcionará bem para essas consolas.
Eu vou escrever em algumas generalidades aqui, porque existem muitos pontos de partida e metodologias de desenvolvimento diferentes que podem ser usadas para fazer um jogo. Então vou descrever o caso mais comum, que pode ou não se aplicar a um estúdio ou jogo específico.
O desenvolvimento mais moderno de jogos AAA é multi-plataforma, e começa com um motor preexistente escrito em C ou C++. Alguns motores, como o Unreal 4, estão amplamente disponíveis. Algumas são engines desenvolvidas pelo estúdio de jogos - no todo, ou em parte - e algumas são compartilhadas entre estúdios pertencentes à mesma editora, etc.
A engine normalmente fornece um conjunto básico de ferramentas, como um editor de níveis, importadores de conteúdo e geradores de metadados. A engine também fornece uma linha de base que cobre a funcionalidade básica que todo jogo precisa, como renderização, física, entrada, UI, som, etc. No caso de uma engine multi-plataforma, ela também incluirá código personalizado quando necessário para implementar funcionalidades basicamente equivalentes em cada plataforma suportada.
A maior parte do trabalho restante na construção do jogo em si é agnóstica à plataforma, e muito do desenvolvimento e testes iniciais podem ser feitos nas estações de trabalho do PC dos desenvolvedores.
Later em desenvolvimento, mais foco é colocado nas plataformas de envio individuais, como a PS4 e Xbox, para identificar problemas de desempenho, e lidar com quaisquer problemas específicos da plataforma que possam ser encontrados. Isto é importante porque na maioria das vezes a estação de trabalho do desenvolvedor é muito mais poderosa e tem muito mais memória do que a consola. Por isso, se o jogo correr muito lentamente, ou não caber na memória da consola, será necessária uma optimização para atingir um frame aceitável e reduzir o uso de memória do jogo.
Os fabricantes de consolas também têm cada um o seu próprio conjunto de requisitos específicos a que um jogo tem de obedecer para poder ser aceite na sua plataforma. Os desenvolvedores do jogo passarão por esta lista, e tentarão garantir a conformidade com cada item.
Finalmente, pelo menos alguns meses antes da data prevista para o lançamento, quando a equipe de desenvolvimento estiver bastante confiante no estado de sua construção atual, eles o enviarão para o fabricante do console para testes. Isto é conhecido como "certificação". Se o jogo passar, sem bugs realmente graves ou violações de requisitos, o trabalho dos desenvolvedores é basicamente feito - o jogo pode prosseguir para a fabricação e então as cópias físicas podem ser enviadas para as lojas. Se o jogo falhar a certificação, os desenvolvedores terão que corrigir os problemas assinalados, e submeter novamente uma versão atualizada do jogo para ser testada novamente.
Por uma questão de brevidade, eu deixei de fora alguns detalhes e casos de exceção, mas este é basicamente o processo geral de desenvolvimento da maioria dos jogos para console - que inclui jogos PS4 - passar por.
Artigos semelhantes
- Que tipo de linguagens de programação foram usadas para fazer videojogos como a NES, SNES, Mega Drive e PlayStation?
- Que tipo de relógios usam os Selos, ou os Fuzileiros? Usam relógios caros que lhes são emitidos, ou usam os seus próprios relógios?
- Como podem ser criados jogos de tal forma que tenham níveis infinitos como o Temple Run? Que conceitos são usados neles?
- Quais são alguns jogos simples que podem ser criados em C/C++ para iniciantes?
- Como são criados os primeiros servidores de jogos MMORPG privados (piratas)?