Quem ganhou a Guerra da Coreia?
Quem ganhou a Guerra da Coreia?
Não os coreanos, na minha opinião.
As forças do Sul foram inicialmente derrotadas, e foi necessária uma intervenção de um partido estrangeiro (e depois outra), 1 milhão de mortos e a destruição de toda a península (mais agudamente no Norte) sob um dilúvio inimaginável de violência total para voltar ao status quo ante : uma partição. Os Estados Unidos simplesmente poderiam permitir à Coreia, que já sofreu tanto às mãos dos japoneses pouco antes disso, escrever a sua própria História. Os EUA rapidamente obtiveram do Conselho de Segurança alinhado com os EUA (que os EUA estavam "curiosamente" desertando na época, talvez para permitir que este conflito acontecesse sem ser culpados por não usar o seu veto...) o que eles queriam: uma agressão apoiada internacionalmente contra o povo coreano como um todo, e Mac Arthur estava até pronto para lançar uma bomba nuclear contra todos para marcar uma posição, na Coreia do Norte e até mesmo na China (que interveio mais tarde no conflito), uma coisa com a qual Truman não concordava.
Não obstante, os E.U.A. manifestaram-se na Coreia como um valentão importante e desumano. O distante povo americano e os EUA não estavam ameaçados, nem o Japão, a luta era ideológica, capitalismo versus comunismo, para evitar a queda de um dominó capitalista, e as vidas humanas não importavam em nada. Engraçado lutar "pela democracia" e estar pronto para matar todos em seu nome.
Vietnam Guerra mais tarde obedeceu à mesma lógica, com seus 3 milhões de mortos. Uma metodologia similar sob padrões relativamente mais rigorosos foi mais tarde aplicada na Iugoslávia (a Europa é mais sensível que a Ásia ou o Oriente Médio), e lógicas similares podem ser encontradas também no Afeganistão, Iraque, Líbia e Síria. Bombardear o povo para a democracia, um caminho para o genocídio ? ...
Então acho que os EUA venceram na Coreia ao re-dividir o país entre 2 regimes autoritários de obediência ideológica diferente, como falharam no Vietname mais tarde na tentativa de fazer o mesmo.
E algumas pessoas perguntam porque é que a Coreia do Norte é agora o Estado mais militarizado do mundo, porque é que outros ousam questionar a sua legitimidade para manter as suas armas nucleares duramente conquistadas ? A ideologia Juche[1] emergiu da Guerra da Coreia. E apesar da moderna prosperidade sul-coreana, e do carácter atrasado do regime norte-coreano e das suas óbvias falhas em cuidar do seu Povo (ajudado nisso pelas sanções dos EUA), devemos perguntar-nos se uma Coreia inicialmente unificada pelo Norte não teria simplesmente seguido um caminho muito mais decente para a prosperidade e moderação se os EUA não se tivessem envolvido numa guerra civil perdida pelo seu partido favorito, para "corrigir isto" por pura bestialidade. O terceiro Reich de alguma forma encontrou seu sucessor nos EUA, e isso é bastante triste, do ponto de vista francês: se os EUA deram e impuseram uma paz duradoura na Europa Ocidental, o resto do mundo não tem essa sorte.
Desejo que a Coréia um dia se reúna, com as armas nucleares do Norte à sua disposição para estar finalmente a salvo, e apesar do enorme custo que agora infligirá à Coréia do Sul para colocar o Norte em um padrão de vida semelhante. Além das coisas materiais, os piores danos estão agora nas mentes dos nortistas, isolados por mais de meio século no que alguns chamariam de "a maior ala psiquiátrica de céu aberto do planeta".
>p>Footnotes[1] Juche - Wikipedia