As VPNs gratuitas são seguras?
Hi,
Como diz o velho ditado, se é grátis então você é o produto. O que isso significa é que eles ganham dinheiro com você - especificamente, com seus dados. Como qualquer serviço que não custa nada, as VPNs são muitas vezes suportadas por anúncios. Isso significa levar o seu tráfego de Internet e vendê-lo ao maior licitador para lhe servir anúncios direccionados enquanto está ligado à VPN. Outras VPNs gratuitas foram acusadas de injetar anúncios nos sites que você visita.
Embora existam VPNs pagas e premium que geralmente estão mais atentas à sua privacidade, elas não são anónimas, pois podem ser ligadas ao seu endereço de facturação. As VPNs pagas também não resolvem o problema de canalizar todo o seu tráfego de Internet para uma empresa potencialmente não confiável.
alguns provedores de VPN também afirmam proteger a sua privacidade, não guardando nenhum registo ou rastreando quais os sites que visita ou quando. Embora isso possa ser verdade em alguns casos, não há como você ter certeza absoluta.
Na verdade, alguns provedores de VPN afirmaram que não armazenam nenhum registro - mas provaram ser completamente falsos.
Take UFO VPN, que na época tinha cerca de 20 milhões de usuários. Afirmou ter uma política de registo zero. Mas os pesquisadores de segurança encontraram a base de dados de logs da empresa exposta à Internet, sem necessidade de senha. O banco de dados estava cheio de logs de atividades de usuários, incluindo quais sites os usuários estavam visitando.
Former NYPD diretor de inteligência cibernética e investigações Nick Selby, agora diretor de segurança da empresa fintech Paxos, disse que ele só usa provedores de VPN que ele sabe que não armazenam nenhum log. Durante seu tempo como policial, ele servia mandados de busca e sabia quais provedores eram "os melhores em não me dar nada", disse ele ao TechCrunch.
Não é para dizer que todas as VPNs são inescrupulosas ou invadem sua privacidade. Muito do problema com VPNs é que você não pode olhar por baixo do capô e ver o que está acontecendo com seus dados. VPNs autónomas, como a Algo e WireGuard, permitem-lhe criar e controlar o seu próprio servidor VPN através de um serviço de nuvem, como o Amazon Web Services, Microsoft Azure, Google Cloud ou Digital Ocean. Mas lembre-se: os seus dados encriptados são armazenados na nuvem de outra empresa, tornando-os potencialmente susceptíveis de serem agarrados pelas autoridades.
VPNs podem ser úteis, mas é importante conhecer as suas limitações. Apenas não confie neles para proteger sua privacidade ou seu anonimato.
Por favor responda se houver algo mais em que eu possa ajudá-lo :).
----br>Sincerely,
Melik @ TechBuddy Sweden
#techbuddy