O que aconteceu com os processadores 6Ghz?
IBM's série Z faz pelo menos 5.2 Ghz. Provavelmente refrigerado a água.
I suponho que 6 Ghz é capaz de fazer com o arrefecimento de mudança de fase. É uma coisa cara de se fazer, porque se tem que lidar com a condensação. O sistema de resfriamento será barulhento como qualquer outro condensador.
Eu sou interessante na idéia de resfriar um computador com água acima do ponto de condensação, com o sistema de resfriamento sendo colocado em algum lugar para que não seja irritante. Mas digamos que conseguimos manter a água acima do ponto de condensação, não é claro que consigamos manter uma velocidade de relógio de 6 Ghz.
Há um problema no facto dos transístores não poderem ficar muito mais pequenos. Eles medem o tamanho em átomos agora. Como menos de 100 átomos. Você pode ver que há um limite para o quão pequeno um transistor pode ser, e estamos nos aproximando dele. Se você não pode torná-los menores, então você precisa mantê-los mais frios.
Existem algumas idéias revolucionárias lá fora, para ultrapassar a situação atual. Mas suspeito que as pessoas vão primeiro trabalhar em descobrir como fazer mais com o ciclo do relógio que temos.
Artigos semelhantes
- Por que os processadores ARM são mais eficientes em termos de energia (desempenho/watt) do que os processadores x86?
- Por que os processadores AMD produzem mais calor do que os processadores Intel?
- Hoje em dia, os smartphones vêm com processadores de IA. Para que servem estes processadores em vez de estarem na câmara de IA?
- Qual é a diferença entre processadores de 5nm e processadores de 7nm?