Por que foi impossível resgatar Omayra Sánchez?
Quando um enorme deslizamento de lama causado por uma erupção vulcânica devastou a pequena cidade de Armero, Colômbia, em novembro de 1985, o mundo se deu conta. E quando logo surgiram fotos de uma menina em particular que morreu lentamente presa na lama enquanto trabalhadores de resgate desamparados olhavam de meros centímetros de distância, o mundo chorou.
Essa menina tinha 13 anos Omayra Sánchez e sua morte agonizante não só provocou um desgosto ao redor do mundo, como também provocou perguntas confusas e furiosas sobre por que ela não podia'não ser salva pelos respondentes que estavam lá enquanto vários fotógrafos pareciam simplesmente ter ficado de pé e documentado sua lenta morte sem ajuda.
A verdade é que Omayra Sánchez estava presa de tal forma que aqueles que estavam lá no chão não tinham nenhuma chance de salvá-la. Mas, se o governo colombiano não tivesse dado uma resposta grosseira ao deslizamento de lama em geral, Sánchez poderia realmente ter vivido.
O Desastre de Armero
Em 13 de novembro de 1985, o vulcão Nevado del Ruiz entrou em erupção. A erupção derreteu então parte da calota de gelo na cratera de Arenas, provocando um devastador fluxo de lama que logo cobriu quase toda a cidade vizinha de Armero.
A lama espessa, viajando a velocidades de cerca de 25 milhas por hora, era demasiado rápida e mortal para a cidade's que fugiam dos residentes. Em pouco tempo, cerca de 25.000 pessoas morreram, deixando para trás apenas um quinto da população total da cidade's.
Das pessoas que sobreviveram à onda inicial, algumas ficaram presas e presas pela lama. E uma dessas pessoas era Omayra Sánchez.
A Morte de Omayra Sánchez
Sánchez já tinha ficado presa na lama perto da sua casa quando os socorristas a encontraram pela primeira vez. Mas esses mesmos socorristas rapidamente perceberam que essa menina não podia ser extraída da lama e que era apenas uma questão de tempo até ela falecer.
Os socorristas ficaram com ela - às vezes tentando em vão mais uma vez salvá-la e às vezes simplesmente tentando deixá-la o mais confortável possível - pois ficou claro que ela estava morrendo lentamente e que tudo o que qualquer um podia fazer era ficar sentado, impotente. Entretanto, os fotógrafos documentaram esta cena excruciante com detalhes vívidos.
Os jornalistas à disposição puderam mais tarde relatar que a menina aterrorizada permaneceu calma e até positiva, conversando com os que a rodeavam e até cantando algumas canções para os socorristas à disposição. Mas, em outros momentos, ela ficou dominada pelo terror de sua situação, caindo em ataques de lágrimas e até mesmo alucinações quando sua mente e corpo começaram a enfraquecer.
Após cerca de três dias de luta, ela morreu de exposição, provavelmente por gangrena e hipotermia.
"Quando ela morreu hoje às 9:45 da manhã", escreveu o The New York Times, "ela se jogou para trás na água fria, um braço empurrado para fora e apenas seu nariz, boca e um olho permaneceu acima da superfície. Alguém então cobriu ela e sua tia com uma toalha de mesa azul e branca checada"
Por que ela não podia't Be Rescued
">p> Enquanto imagens trágicas surgiram dessa garotinha assustada morrendo como resgatadora e outros fotógrafos pareciam estar ao seu lado, o mundo começou a perguntar por que ela não podia't able to be saved. E embora possa parecer que ela estava literalmente ao seu alcance, a verdade é que os salvadores que lá estavam nunca tiveram uma chance.Quando o deslizamento de lama bateu, Sánchez estava'não apenas preso na lama em si, mas também preso nas pernas pelo concreto de sua casa agora destruída. Pior ainda, os braços de sua tia falecida estavam enrolados ao redor dela abaixo da superfície da lama.
Porque ela estava tão presa, os socorristas não tinham como tirá-la de lá - não importa o quanto o trabalho pudesse parecer feito acima da lama para os forasteiros. Talvez se os socorristas tivessem tido o equipamento cirúrgico para amputar as pernas dela ou uma bomba de água para drenar o líquido ascendente ao redor dela enquanto trabalhavam, eles poderiam ter salvado a vida dela. Mas eles simplesmente não'não tinham nenhum equipamento desse tipo.
Omayra Sánchez estava presa desde o início e o seu destino tinha sido sempre selado.
O que poderia tê-la salvo
>img src="https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-7bc58d0d1a1f84a82a519e769b5621f8">Embora os socorristas que lá estavam não tivessem realmente ferramentas para salvá-la, a verdade mais sombria por trás desta história é que, se o governo colombiano não tivesse descuidado completamente sua resposta ao desastre como um todo, talvez Omayra Sánchez pudesse ter sido resgatado.
No rescaldo da tragédia, rapidamente ficou claro que o governo da Colômbia' o governo da Colômbia havia descuidado completamente a resposta deles em praticamente todos os níveis. Nenhum pessoal do exército e nenhum membro da força policial nacional foi enviado ao local, deixando apenas trabalhadores da Cruz Vermelha e alguns voluntários para liderar um pequeno e mal equipado esforço de resgate que não'nem mesmo ferramentas tão básicas como pás. Alguns oficiais estrangeiros até disseram que o governo colombiano recusou outros países' ofereceu-se para ajudar.
E como resultado deste colossal mau trato, uma menina de 13 anos pagou o preço final.