Há humanos que codificam em linguagem de máquina?
O meu primeiro computador (ou seja: eu mesmo paguei por ele) foi o Elektor Junior Computer - Wikipedia. Tudo que ele tinha para entrada e saída era um teclado hexadecimal e um display de 6 dígitos.A única maneira de programá-lo era digitando os códigos op-codes das instruções. Então foi o que eu fiz, e durante algum tempo consegui escrever 6502 programas de código de máquina sem olhar para o manual (A9 08: acumulador de carga com 8, em assembly: LDA #8, veja 6502 Instruction Set).
No entanto, essa é uma forma bastante enfadonha de programação, e especialmente se você cometeu um erro bobo como perder uma instrução ou calcular mal o seu endereço de salto, você teve que começar tudo de novo.
Depois de algum tempo eu tive a sorte de conseguir um teletipo. Desta forma, eu tinha um teclado alfanumérico. Meu próximo programa era um assembler/disassembler, então eu podia escrever programas em assembly ao invés de opcodes.
Mas além de nerds como eu - e havia muitos de nós nos anos 80 - também pessoas com menos experiência em ciência da computação algumas vezes usavam diretamente a linguagem de máquina para programar suas máquinas - você podia usar PEEKs e POKEs para isso: PEEK e POKE - Wikipedia
BTW: o 6502, e mais tarde o 68000-Family foram inteligentemente construídos, e fáceis de programar no nível da máquina. O Z80 não foi - e alguns problemas da arquitetura Z80 tornaram a programação em, por exemplo, Windows uma bagunça (ponteiros curtos vs. longos, por exemplo). Eu ainda posso ver algumas dessas peculiaridades aparecendo no Windows...
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre linguagem de máquina, linguagem de montagem e linguagem de alto nível em computadores?
- Porque é que a linguagem de montagem é melhor do que a linguagem de nível da máquina?
- Quais são as vantagens de uma linguagem de montagem na programação sobre uma linguagem de máquina?
- Os engenheiros elétricos codificam?