Vale a pena comprar um sistema de navegação GPS para automóvel em vez de usar um smartphone?
Na minha opinião, eu diria que não, um GPS autónomo não vale a pena, mas há excepções.
Eu tenho o meu primeiro Garmin de volta em 2009 depois de uma viagem de negócios onde um colega de trabalho teve um. Eu estava numa cidade onde nunca tinha estado antes e não fazia ideia de onde estava alguma coisa. O meu colega de trabalho tinha um GPS e usámo-lo para conduzir do aeroporto até ao nosso hotel e aos nossos vários destinos. Era incrível. Logo depois, eu peguei o meu e o usei pesado por muitos anos. Eu sempre o mantinha no topo da minha bagagem de mão para viagens de negócios e férias para que eu pudesse tirá-lo rapidamente quando eu esperava no meu carro alugado.
No entanto, com o tempo, eles começaram a mostrar limitações. Os mapas estavam desatualizados e tentavam enviar-lhe lugares que não podia ir ou tomar uma forma muito mais redonda de lá chegar e actualizar estas unidades era sempre uma chatice.
A poupança de olhar para um GPS no trânsito intenso era normalmente uma distracção de que eu não gostava. Eu queria manter os olhos na estrada, mas tinha de olhar para o ecrã para perceber o que estava a fazer. Os primeiros modelos não me diziam em que faixa eu precisava de estar. (Quem já conduziu na ponte Fort Pitt em Pittsburgh, PA sabe como é se você não está familiarizado com a estrada.)
Esta estrada é sempre "divertida" no trânsito pesado.
Adicionalmente, a versão posterior dos GPSs tinha alguns recursos para descobrir o trânsito e os atrasos na estrada, mas eles nunca funcionaram muito bem, pelo menos todos os que eu tentei.
Anos seguintes eu peguei meu primeiro smart phone e descobri o Google maps. Sinceramente, explodiu os Garmins e Magilligans que eu tinha fora d'água. Os mapas estavam sempre actualizados. O trânsito estava em dia e funcionava. Em alguns casos eu nunca notei que havia uma lentidão que me roteava automaticamente. Os comandos de voz eram tão pontuais que eu raramente precisava sequer de olhar para o ecrã. Por isso hoje, 99% da minha navegação é via smart phone.
No entanto, existe uma limitação. Eles estão muito dependentes de ter um sinal de telemóvel para descobrir para onde você vai. Onde eu moro, há muitas zonas mortas de celular. Se os mapas não são levantados quando você perde o sinal, você pode ter problemas.
A poucos anos atrás, eu fui a um festival de música na zona rural, no centro da Virgínia. Encontrei o lugar muito bem, mas não havia cobertura celular lá. Quando fui sair para ir para o B&B onde eu estava hospedado, não havia como meu telefone pegar os mapas que eu precisava para onde eu estava indo. Tive que conseguir algumas indicações básicas de um porteiro no festival e esperar encontrar um bom sinal antes de me perder demais. Em cerca de 10 milhas eu consegui obter um sinal e o telefone baixou o que precisava, mas ainda era uma dor.
Eu mantenho um GPS antigo no meu carro para aquelas raras vezes em que preciso chegar a algum lugar, mas não tenho sinal de telefone.
Voltar à pergunta original. Vale a pena comprar um GPS? Isso depende de ti. Se você sempre tem um bom sinal de celular, então seu telefone fará tudo o que você precisa e um GPS é redundante. No entanto, se você sair onde não tem sinal, então um GPS tradicional seria justificado.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença de desempenho entre a navegação por GPS no smartphone e um dispositivo GPS tradicional?
- Quais são as vantagens de utilizar uma unidade GPS dedicada para a navegação através de um aplicativo GPS no seu telefone?
- Quais são os melhores sistemas de navegação automóvel em inglês na Coreia do Sul?
- Por que precisamos de usar o sistema de suspensão no automóvel?