Seul é uma cidade sem alma?
A afirmação de que Seul não tem alma certamente tem mérito.P>P> Antes de continuar, aqui vai um aviso: Eu não odeio Seul, é uma grande cidade com grandes pessoas. Sinto muita pena deles, pois são muito oprimidos e a falta de caráter da cidade não ajuda. Vale a pena visitar, mas não é um daqueles lugares que você gostaria de voltar no tempo e de novo.E o meu passado para a resposta? Eu vivo na Ásia há mais de 20 anos, a maior parte do tempo no Japão e há 4 anos em Taipé. Eu costumava viajar para Seul por uma semana a cada mês entre 2009 e 2013 e agora viajo para lá por um mês a cada três meses por negócios e para sair com meu parceiro enquanto planejamos nosso casamento (na Coréia - antes de voltar para a Europa).
Então, por que falta alma em Seul?
Levando o ônibus do Aeroporto Incheon para o centro de Seul, a primeira coisa com que você é recebido ao se aproximar dos subúrbios de Seul é um fluxo aparentemente interminável de edifícios de apartamentos drab, cinza e identikit. E isto não se rende até que você esteja quase no centro. Não é apenas Seul, todas as cidades sul-coreanas são assim e a primeira vez que lá fui, em 2009, isso realmente me fez lembrar da arquitetura brutalista da era Stalin que vi na Rússia e nas partes orientais da Alemanha logo após a queda do muro.
A guerra coreana devastou o país, mas isso realmente não é desculpa para abafar a criatividade e o talento quando se reconstrói o país. Na verdade, eu arriscaria um palpite de que a monotonia monótona das cidades é um fator que contribui para o fato de que a Coréia do Sul tem a maior taxa de suicídios do mundo. Pessoas forçadas a viver em uma sociedade constrangedora, onde pensamentos e expressões individuais são suprimidos, que funciona como uma geritocracia e não como uma meritocracia é um fator chave, mas depois de um dia terrível de suportar isso e depois voltar para os mesmos subúrbios sem alma todos os dias, não é de admirar que os sonhos e aspirações das pessoas sejam esmagados. Mesmo que as pessoas se mudem para outra parte de Seul ou mesmo para outra cidade, vai parecer idêntico, como se tivesse sido construído na mesma linha de produção da fábrica onde a única cor disponível era 'cinzento-sapping soul-sapping'.
E isso é apenas a paisagem da cidade. Aprofunde-se um pouco mais e há pouca alma na cultura também. A Onda Hallyu é elogiada como uma 'grande exportação cultural', e o K-Dramas e K-Pop é apreciado em toda a Ásia (e em menor grau, globalmente), mas isto é apenas uma cópia. O K-Drama e o K-Pop copiaram os mesmos desenhos de fórmula do J-Pop, onde toda a indústria está centrada em torno de identikit, ídolos robóticos, que são completamente fabricados pelas suas etiquetas e empresas de gestão. Promove a conformidade (mesmo a forma como as pessoas agem nos concertos é coreografada até certo ponto) e reforça novamente a mentalidade de grupo, esmagando assim a individualidade, a auto-expressão e contribuindo para baixar a auto-estima, a depressão e, por fim, o suicídio. Falta-lhe alma porque é fabricada e é uma estratégia puramente cínica por multi-triões de empresas de entretenimento ganhas para obter mais lucro. E até mesmo os J-Pop e J-Dramas que vieram antes da Onda Hallyu foram cópias localizadas do que era percebido como 'Western Pop', fabricadas para incutir coesão social e grupal. Isto não quer dizer que o K-Pop e o K-Drama sejam maus, alguns deles são divertidos de ouvir e assistir, mas em termos de resposta à pergunta, que pergunta se tem 'alma', então não, a alma está descaradamente ausente.
Então há a comida. A comida coreana é fantástica! Eu amo a comida coreana. Mas, mantendo-a relevante para a pergunta aqui, ela tem uma completa falta de alma. Onde quer que você vá em Seul, a esmagadora maioria dos restaurantes é coreana (sim, é a Coréia, duh!!). Entretanto, comida estrangeira, seja aquela ocidental, outra asiática, indiana ou o que quer que seja, está visivelmente ausente na maioria das áreas. Compare isso com Tóquio, onde pequenas áreas locais terão uma variedade razoável de ramen-ya japonês, izakaya e mais, mas eles também têm restaurantes ocidentais, restaurantes 'yoshoku' (como as cadeias de restaurantes familiares) e, em geral, há muito mais variedade. Além de morar em Tóquio por muitos anos, eu também passei 4 anos morando em Taipei e a variedade oferecida lá, uma cidade muito menor do que Seul, era muito melhor com comida de todos os lugares, por todo o lado! Em Seul, se você quer algo que não seja coreano, você tem que ir para Itaewon, com um par de lugares italianos falsos e a versão coreana da comida chinesa (isto é, não chinesa) aqui e ali.
Então por que a falta de restaurantes estrangeiros significa que não há alma, dado que eu gosto de comida coreana? É porque onde quer que você vá, você só tem a mesma escolha; carne churrascada, várias sopas aguadas, guisados, dak-galbi, gimbap, versões coreanas de sashimi e frango frito. Há muito pouca variação e cada bairro é um pouco do tipo "eu também" - onde quer que você vá você terá a mesma comida, as mesmas cervejas e é isso. Há pouca experimentação, pouca variedade e nenhuma alma. As pessoas que são chefs profissionais devem ter paixão e não ter medo de experimentar e cozinhar novos sabores. Há pouca demanda das pessoas para fazer algo diferente, o que significa que depois de uma semana ou mais de apreciar a comida coreana, você fica entediado. Porque é tudo o que há - as mesmas coisas em todo o lado, não importa onde vás.
Eu poderia continuar sobre como a tecnologia é efectivamente copiada do estrangeiro (América e Japão vêm-me à cabeça - sim Samsung, estou a olhar para ti!) e falta-me qualquer tipo de inovação original. Isto é o que você ganha por ter cidades cinzas identikit, cultura popular que é copiada de outros lugares e esmaga qualquer individualidade, esmaga o pensamento individual e a falta de variedade / originalidade da comida em oferta. Sim, há bolsas de inspiração, mas estas são a excepção e não a norma e falta de alma, você sente pena das áreas e indivíduos que as desenham como ilhas rodeadas por um mar de monotonia esmagador.
Em resumo, sim Seul é sem alma e não tem carácter real a menos que 'político cinzento sem rosto' seja o epítome do carácter no seu mundo. Se você quer alma ao viajar pela Ásia, vá para Tóquio, Taipei ou qualquer outro lugar do Sudeste Asiático que não seja Singapura (Bangkok, HCMC, KL etc., por exemplo). Mas faça, vá para Seul. É como se fosse uma cidade dos anos sessenta, de estilo Stalin, encurralada em uma guerra de tempo e fará você apreciar ainda mais outros lugares na Ásia. Experimente a comida, desfrute-a, depois voe para outro lugar na Ásia que tenha um carácter real!
Artigos semelhantes
- O que é uma alma? E qual é a diferença entre alma, mente e cérebro?
- Ao construir uma cidade para um jogo mundial aberto, você a constrói em partes dependendo da cena ou como uma cidade inteira?
- Como 'lançar' um aplicativo móvel baseado em localização cidade por cidade se ele já está na loja de aplicativos
- Qual a sua opinião sobre os assuntos e tópicos tratados na 'Alma' da Pixar e você acha que o filme é adequado para crianças verem sem adultos?