Por que a China tem tanto sucesso nas Olimpíadas?
1. Selecção de crianças com base em atributos físicos favoráveis. Yao Ming foi colocado no basquetebol quando era jovem, porque era alto. A recente medalhista individual de 400m, Ye Shiwen foi treinada na natação porque as suas mãos e pés eram desproporcionalmente grandes em comparação com a sua altura. Isto produz um melhor "rendimento" em atletas de classe mundial do que permitir que as crianças pratiquem esportes baseados em seus próprios interesses.
2. Horários de treinamento Grueling. Essas crianças são colocadas em uma das centenas de academias esportivas dedicadas no país, onde provavelmente passarão de 8 a 12 horas por dia, 7 dias por semana, treinando para ser um futuro campeão mundial. É muito mais fácil tornar-se bom em algo quando esse é todo o seu foco. Os jovens de outros países têm que se preocupar com a escola e provavelmente passar um tempo considerável na socialização e outras actividades extracurriculares.
3. Os Jogos Olímpicos são uma fonte de orgulho nacional/propaganda. As conquistas esportivas são freqüentemente usadas pelo governo como um sinal do sucesso da China's como um país e sua chegada ao cenário mundial como uma superpotência emergente. Muito tempo e esforço é dedicado para garantir que o sistema esportivo esteja produzindo medalhas olímpicas.
4. Financiamento e recursos. Por causa do ponto 3, o governo se certifica de destinar dinheiro ao financiamento do treinamento esportivo e o governo chinês tem muito dinheiro. Os treinadores de natação australianos foram recentemente citados como dizendo que os chineses estavam dispostos a pagar-lhes 4 vezes mais do que qualquer outro país para ajudar a treinar seus nadadores.
5. O foco estratégico nos esportes em que o mundo geralmente é "fraco". A China está especificamente focada em aumentar o número de medalhas e procura explorar oportunidades onde eles poderiam rapidamente superar o resto do mundo. Quando o trampolim foi adicionado como esporte olímpico em 2000, os chineses imediatamente se certificaram de colocar fundos e recursos para o treinamento porque o nível de competição era baixo. Eles ganharam medalhas de ouro e um bronze em homens's e mulheres's trampolim em 2008.
Também, se você olhar para os medalhistas de 2008, você verá que 29 medalhas de ouro foram em eventos de mulheres's em comparação com apenas 22 em eventos de homens's. Os chineses têm sido tradicionalmente mais fortes em eventos femininos's do que em eventos masculinos's, especialmente em esportes de equipe. Suspeito que isto se deve ao facto de, na maioria dos países, os desportos masculinos's receberem geralmente mais atenção e financiamento do que as mulheres's. A China seria, portanto, mais facilmente capaz de alcançar e superar outros países, colocando maiores quantidades de financiamento e recursos para as mulheres's sports e o governo sabe disso.
6. Consistência nos esportes eles são fortes. No mergulho, ténis de mesa, halterofilismo nas classes de menor peso e outros desportos considerados tradicionais chineses fortes, os atletas chineses apresentam um nível de consistência surpreendente. A China ganhou 7 ouros e foi eliminada por pouco nas oito provas de mergulho das Olimpíadas de Pequim. Eles arrebataram todas as 8 medalhas de ouro nos campeonatos mundiais do ano passado&apos e ganharam ouro nos 4 eventos de mergulho até agora em Londres.
China arrebatou todas as 5 medalhas de ouro no tênis de mesa em Pequim e tem 20 das 23 medalhas de ouro olímpicas o tempo todo. Em 2008, a China ganhou 7 medalhas de ouro e 1 prata nas 8 provas de halterofilismo para as quais qualificou atletas. Quando os chineses são favorecidos a ganhar uma medalha de ouro raramente escorregam.
7. Incentivo financeiro para os atletas. Para muitos dos atletas chineses, o esporte é todo o seu sustento. Muitos deles vêm de meios pobres e, por causa de seu treinamento esportivo dedicado, não receberam nenhuma educação formal. O governo oferece enormes recompensas financeiras aos atletas que ganham uma medalha de ouro. O que você não't vê é os milhares de jovens chineses que não't acabam chegando aos Jogos Olímpicos sem nada para mostrar pelo seu trabalho árduo.