Porque é que vejo luzes a piscar quando fecho os olhos?
P>P>P>P>D.2. Um Fenômeno Interessante é o dos Fosfenos
Os receptores em nossos órgãos dos sentidos, como nossos olhos, ouvidos, pele, etc., são geralmente estimulados pelos estímulos que lhes são atribuídos - os olhos são normalmente estimulados por ondas de luz, os ouvidos são estimulados por ondas sonoras, ou as terminações nervosas da pele são estimuladas pelo toque, pressão, calor, etc.
Mas podemos considerar a seguinte situação: nosso senso de visão decorrente da retina também pode ser estimulado por um estímulo diferente da luz. Por exemplo, quando esfregamos os olhos fechados com um pouco mais de força, vemos cintilações de luz branca - este fenómeno chama-se fosfenos. Isto acontece porque a ação da fricção aumenta a pressão dentro do globo ocular que cai sobre a retina, e os cones e hastes na retina são estimulados por pressão mecânica, mesmo que a energia da luz esteja ausente. Esta energia de pressão gera potenciais elétricos nas hastes e cones, e estes impulsos são transmitidos aos neurônios do córtex visual, mas estes neurônios percebem os potenciais de entrada não como sensação de pressão, mas sim como percepção de luz - isto nos leva a "ver estrelas de luz". O leitor pode comparar este fenômeno com "Labeled Line Principle" descrito no Capítulo6-C.1.
Os neurônios do córtex visual não são projetados para sentir pressão, porque eles possuem os engenhocas moleculares para gerar pensamentos primários de luz somente - assim eles podem ler todos os estímulos que chegam como sensação de luz somente. Consequentemente, quando a pressão é aplicada na retina, vários cones vermelhos, verdes e azuis são simultaneamente estimulados e estas sensações atingem o cérebro, e colectivamente produzem a percepção de cintilações de luz branca.
(Extraído de A Biologia do Pensamento)