Como a frequência é desmodulada a partir de FM neste circuito?
Este é um receptor 'TRF' muito simples (Frequência de Rádio Sintonizada). Vai funcionar mas não vai render muito bom desempenho - não espere muito.
Transistor T1 e T2 juntos formam um amplificador de ganho muito alto, com feedback positivo através do circuito afinado L e VC, com resistência de carga R1. Esta realimentação positiva empurra o circuito à beira da oscilação na freqüência sintonizada, mas não totalmente. Como todo o ganho está na freqüência sintonizada, ele só receberá nessa freqüência, com uma resposta estreita e uma queda acentuada em ambos os lados.
Como o sinal FM se desvia de um lado para o outro devido à modulação, a inclinação do filtro sintonizado significa que a resposta de amplitude varia de acordo com o desvio - o pico está no centro da banda, com uma queda na resposta à medida que o sinal se desvia mais longe. Normalmente o receptor será afinado ligeiramente para um lado da portadora, de modo que o centro esteja na inclinação do filtro e não no pico. (O usuário simplesmente sintoniza o rádio para a saída de áudio mais forte, e esse desvio surgirá naturalmente).
Como seu papel como amplificador de RF, o T2 atua como um amplificador de baixa freqüência para a resposta de amplitude. Uma vez que a resposta de amplitude é o áudio modulante, ele também amplificará isso. Tudo o que resta é filtrar o componente RF da saída, o que é feito por R2/C2. Este arranjo é chamado de detector de inclinação - ele transforma o desvio FM diretamente em uma variação de amplitude.
O resto é apenas um amplificador de potência de áudio.
algumas observações:
Eu suspeito que este desenho não é empurrado tão perto da oscilação, uma vez que ele usa todos os componentes fixos, além do VC usado para a sintonia. Como resultado, ele não será muito sensível, pois o ganho é mantido baixo, nem muito seletivo, já que quanto mais próximo estiver de oscilar, mais estreita se torna a banda passante. Alguns designs de TRF incluem um elemento ajustável que permite ao usuário chegar muito mais perto da oscilação, melhorando o desempenho.
Mais receptores FM de qualquer qualidade que você pode comprar não funcionam com este princípio, em vez de usar o método superheterodyne com um detector de quadratura ou PLL (ou em designs mais antigos um detector Foster-Seeley). Estes desenhos têm muito mais componentes, mas geralmente um desempenho muito melhor e mais previsível. Hoje em dia, as técnicas DSP permitem que a grande maioria de um receptor de rádio FM seja integrada num único chip e a desmodulação seja realizada digitalmente.