Na sua opinião, como podem os filmes indonésios ser melhorados?
Resposta curta: Já está a melhorar, tanto quanto eu vejo. No entanto, se você quiser vê-lo melhorar ainda mais, ele precisa ir de mãos dadas com o nível de compreensão da população.
Resposta longa: O cinema na Indonésia tem vindo a melhorar muito nos últimos anos. Estou tentando não mencionar aqueles que eu gosto pelo nome, pois temo que isso insulte outros cineastas, mas se eu fosse fazer uma opinião, eu meio que gosto de onde estamos indo com alguns roteiristas mais jovens pulando no vagão da indústria cinematográfica e criando filmes mais significativos com novos temas.
Eu estou sempre interessado no tipo de filmes que tocam questões sociais direta ou indiretamente para reduzir estigmas negativos contra a mentalidade minoritária ou quebrada que um país como a Indonésia tem. Eu até argumentaria que precisamos muito disso.
Movie e teatro é, de muitas maneiras, uma forma de arte. E um dos objetivos da arte é, na verdade, contar uma história que reflita a situação atual em que a arte é produzida. E vendo o quanto os indonésios em geral gostam de ver filmes no teatro, combinado com uma indústria teatral muito forte com cada centro comercial tendo pelo menos 1 teatro, esta é uma oportunidade muito boa para alcançar um grande público sem se preocupar com a infra-estrutura. Você pode não acreditar nisso, mas mesmo comparado a outros países vizinhos, os teatros indonésios são bastante sofisticados e confortáveis.
No entanto, enquanto todas essas coisas soam bem, cineastas e cinéfilos têm que trabalhar juntos nesse sentido. Como mencionei, bons filmes geralmente tendem a enviar uma mensagem ao público, o que reflete uma ou duas realidades apresentadas na vida real para torná-lo mais relacionável. Neste sentido, quando as pessoas em geral desconhecem as suas próprias tendências e realidade, qualquer tentativa de fazer filmes nessa linha é praticamente inútil. Claro, os cineastas ainda ganham algum dinheiro com os filmes, mas o público recebe a mensagem pretendida que os cineastas querem que eles vejam?
Eu acredito que ninguém realmente faz essa pergunta, eu diria, especialmente se estamos falando de pessoas da Indonésia que - como eu mesmo observei durante algumas sessões de teatro - podem fazer comentários ignorantes durante os filmes ou depois do filme terminar, que basicamente me disseram que eles não entendem nada sobre o que é o filme.
Uma das menções mais honrosas foi quando eu estava sentado ao lado de um bando de jovens adultos indonésios, vendo o recente filme de Kartini e que de vez em quando se riam de forma ridícula, notando como as coisas estranhas que são retratadas no filme. Pensei para comigo: "É a sua própria história e eles estão a rir-se dela". Meu ponto é, se você tem uma geração jovem que age dessa maneira, não importa o quanto você tenha um tiro contando uma mensagem com seus filmes, seria considerado como mero entretenimento sem sentido, se o público não tem nenhum tipo de consciência ou interesse neles.
Para terminar, se você quiser melhorar a indústria cinematográfica, a primeira coisa que precisamos fazer é trabalhar em nós mesmos, estando mais conscientes de nossa própria formação, história e realidade em que estamos vivendo. Seria muito difícil para os cineastas crescerem de si mesmos se tudo o que o público pode relacionar é nada mais que filmes de terror e histórias de fantasmas.
Agora, se você está falando simplesmente de qualidade cinematográfica, do outro lado da cerca temos filmes de Hollywood - algo que os indonésios conhecem muito bem - que são muito boas referências quando se trata da qualidade geral de como os filmes devem ser feitos. A este respeito, acredito que os cineastas poderiam conseguir alguns truques com tecnologia similar. No entanto, quando se trata da coisa real de assistir "um filme significativo que conta uma história", bem, nenhuma quantidade de câmera de alta tecnologia e pós-processamento seria capaz de fazer com que isso acontecesse. Para que esses tipos de filmes floresçam, isso precisa do nosso trabalho como público também, para entender melhor as histórias, para que os cineastas não tenham medo de sair do seu caminho para fazer um.
Espero que isso lhe tenha dado uma nova perspectiva.