Qual é a relação entre Tipu Sultan e Marathas?
Um conjunto muito complexo de relações foi obtido. Ambos eram herdeiros-aparceiros do Império Carnático, e Marathas eram uma potência pan-indígena. As relações eram toleráveis desde que Hyderali fosse o supremo. Uma vez que o manto passou para Tipu, ele foi visto como agindo por conta própria, e não em nome da família real. Suas ações no sul, ou seja, nos velhos redutos de maratha de Madurai e mais ao sul, foram vistas como inimigas dos interesses de Maratha. Entretanto os britânicos exploraram as propensões de Nizam, Tipu e Marathas para criar cismas.
Quando a notícia da morte de Tipu chegou a Poona, não houve celebrações - os Peshwas compreenderam as implicações do vácuo criado pela remoção de Mysore como uma potência regional.
Você ouve muito sobre o exército Maratha despedindo Sringeri. A realidade do assunto era que os exércitos invasores de Marathas ou Mysore ou mesmo da Companhia eram compostos de contratados irregulares e apenas o núcleo consistia de um exército regular do estado. Foi esta parte dos bandidos do exército Maratha que demitiu os Sringeri.