Quais são os deveres de um árbitro no críquete?
Os árbitros de críquete são encarregados de oficializar o jogo em conformidade com as leis do jogo. Há dois árbitros no campo de jogo -- um no final do lançador's e um na perna quadrada. Eles são obrigados a ser imparciais em todos os momentos e não podem ser substituídos excepto em circunstâncias atenuantes, tais como doença ou lesão. Os jogos a nível internacional têm um terceiro árbitro, que faz a ligação com os árbitros no campo no caso de um replay, e um árbitro de jogo.
P>P>Pré-jogo Papéis
Antes do lançamento da moeda, os árbitros irão estabelecer as horas de jogo. De acordo com os dois capitães das equipas, eles irão decidir que bolas serão usadas durante a partida e determinar os tempos e durações dos intervalos durante a partida. Os árbitros são obrigados a inspeccionar o postigo, as marcas de vinco e as linhas de limite, e assegurar que todas as três estão em conformidade com as regras. Eles também devem verificar se os jogadores' equipamento -- capacetes de batedor e luvas de guarda-postigo, por exemplo -- cumprem os requisitos padrão.
Decisões no campo
O árbitro no lançador' o fim do árbitro é responsável por tomar decisões LBW (perna antes do postigo) e julgar se o batedor bateu na bola ou não quando a equipa adversária apela por um apanhado. É também seu dever sinalizar sem bolas, wides, byes, byes de perna, limites e seis. O árbitro da perna quadrada é responsável por decidir sobre os cotos e run-outs. Ele também pode indicar ao árbitro do lado lançador' se a bola cruzar o batedor acima do ombro ou da altura da cabeça. Se a bola atravessar acima da altura da cabeça, o árbitro do lado lançador's deve assinalar um largo.
É o dever do árbitro's intervir em caso de perda de tempo, adulteração da bola, lançamento perigoso ou danos ao lote. Os árbitros também devem considerar quando o jogo não é seguro para continuar, como em caso de mau tempo ou luz fraca. Os árbitros rodam as posições após cada over.
Terceiro árbitro e Árbitro de Jogo
O terceiro árbitro tem a palavra final sobre as decisões referidas ao replay da TV pelos árbitros no campo. Estas decisões incluem run-outs, stumpings, bolas paradas no limite por um jogador de campo e capturas sobre as quais os árbitros em campo estão inseguros. Em 2008, o Conselho Internacional de Críquete introduziu um sistema de referência que permite às equipas desafiar as decisões tomadas pelo árbitro em campo. É da responsabilidade do terceiro árbitro' assistir ao replay da TV e aconselhar o árbitro sobre como proceder nestas decisões. O árbitro do jogo é responsável por tratar de questões disciplinares. Ele tem o poder de multar um jogador por discutir com os árbitros ou expressar discordância
source -sportsrec