Qual é a diferença entre EVT, DVT e PVT nos testes de validação de engenharia?
EVT, DVT, e PVT denotam fases de desenvolvimento no design de um produto fabricado. Diferentes empresas definem os objetivos e cronogramas ao redor de cada estágio de forma diferente, mas em traços largos:
EVT - Engineering Validation Test: Podemos construir várias unidades que funcionam como esperado, atendendo a todos os requisitos funcionais?
DVT - Teste de Validação de Projeto: Podemos construir várias unidades que funcionem conforme o esperado e que tenham uma óptima aparência, atendendo a todos os requisitos funcionais e cosméticos/aparência?
PVT - Production Validation Test: Podemos construir toneladas de unidades que funcionem como esperado, que tenham uma ótima aparência, e que se juntem rápida e facilmente todas as vezes, atendendo a todos os requisitos funcionais, cosméticos e de aparência, com grandes métricas de fabricação, ou seja, capacidade de processo, rendimento de primeira passagem, rendimento de rolagem?
Eu uso palavras vagas para quantidades como "vários", "muito", e "toneladas" deliberadamente. As quantidades variam de projeto para projeto, dependendo da complexidade, escopo e recursos disponíveis.
As fases EVT/DVT/PVT ocorrem mais tarde no processo de design e desenvolvimento, seguindo o trabalho conceptual e protótipo. As equipes de design normalmente se esforçarão muito para fazer protótipos antes de entrar na fase EVT. Isto dá à equipa de design e desenvolvimento tempo suficiente para compreender o produto suficientemente bem para identificar e corrigir rapidamente as falhas que surgem à medida que os volumes de produção aumentam.