Porque não usamos carros movidos a vapor como uma opção ecológica?
Porque eles não são "amigos do ambiente" .
Muitos poucos carros a vapor conseguiram atingir a eficiência de um carro a gás (entre 15%-30% de conversão de BTU's de combustível em movimento para a frente, dependendo de quem você acredita) Historicamente os carros a vapor funcionavam com cerca de 15% de eficiência, FAR inferiores a uma central elétrica a vapor, mas há coisas que você pode fazer em um enorme sistema de vapor imóvel que você não pode fazer em um carro.
Carros elétricos funcionam com cerca de 60%-80% de eficiência, novamente, dependendo de quem você confia. O problema é que você precisa fatorar na eficiência da conversão de energia da usina fazendo a carga de eletricidade que EV ...que poderia ser tão baixa quanto 40% com uma velha usina a carvão, mas esses estão sendo fechados tão rápido quanto fontes alternativas entram em linha. As centrais a GN funcionam com cerca de 60% de conversão, e estão melhorando a cada ano, solar, hídrica e eólica não queimam combustível, constituindo cerca de 15% da energia utilizada nos EUA em 2016 (e em crescimento)
Fica complicado muito rápido, mas em resumo, a única coisa "verde" de um carro a vapor é a sua capacidade de ser mais facilmente projetado para queimar combustíveis não padrão. É possível plantar um monte de árvores, deixá-las crescer por décadas, secar e queimá-las em um carro a vapor e acabar sendo neutro em carbono... mas o carro precisaria arrastar um trailer para carregar a madeira necessária para dirigir 100 milhas. Um carro elétrico carregado a partir da matriz solar correria tão longe com um par de dólares de eletricidade, e não produziria co2.