Porque é que a plataforma Steam é tão bem sucedida?
Eu tenho duas palavras para você.
Counter Strike.
Muita gente vai argumentar que foi o Half Life 2 que fez do Steam o sucesso que ele é hoje. Half Life 2 pode ter colocado algumas pessoas na porta, mas na minha opinião o verdadeiro contribuinte para o sucesso do Steam foi o jogo que foi empacotado com Half Life 2, Counter Strike Source.
Originalmente um mod para o Half Life original em 1998, a Valve rapidamente decidiu comprar o IP e contratar o modder que fez o Counter Strike, o mod mais popular na história dos jogos, para que eles pudessem ter todos os direitos ao jogo contra o terrorista mais jogado do mundo.
E durante anos, uma década depois de CS Source ter saído pela primeira vez, os jogadores voltariam ao Steam todos os dias para explodir trens e atirar em reféns, ou resgatá-los e matar aqueles terroristas desagradáveis. Isso continuou até que CS GO, a sequela, saiu, e as pessoas ainda estão jogando CS GO hoje, muito depois que todos, mas os jornalistas mais nostálgicos, pararam de limpar o pó do Half Life 2 todo Natal.
É engraçado, mas as pessoas realmente amaram o Portal mais do que o Half Life 2, eu encontrei. E as pessoas definitivamente adoram o Counter Strike muito mais do que ambos. Half Life 2 multiplayer foi divertido por um pouco mas não foi nada a que as pessoas se agarraram durante décadas como Counter Strike ou Team Fortress.
">Aqui está o engraçado: Steam foi sem dúvida um produto do Counter Strike!
Sim, você leu bem. O Steam poderia não ter existido, se o Counter Strike não fosse uma coisa. Você vê, no início dos anos 2000, a Valve conceituou o Steam não como um mercado de jogos online, mas como um meio de atualizar seus jogos online existentes. E adivinhe que jogo era esse? Sim, era a versão original do Counter Strike, o mod para Half Life 1. O jogo era um fenômeno global e era o jogo online mais popular da época. Mas as atualizações não eram todas enviadas uniformemente, se você estivesse procurando um jogo você teria um número enorme de servidores fragmentados para tentar executar várias versões diferentes do jogo. E isso foi antes mesmo de falarmos sobre os cheaters.
Para corrigir isso, a Valve criou o Steam, um programa que era necessário para jogar Counter Strike 1.6 em 2003, um ano antes do Half Life 2 ter saído. O jogo era tão popular que as pessoas não conseguiam entrar no Steam porque a Valve tinha subestimado muito a procura e a sua largura de banda de 500MBps rapidamente desapareceu sob o peso dos jogadores que procuravam jogar a versão mais actualizada do Counter Strike. Se a Valve tivesse mais largura de banda disponível eles provavelmente teriam catapultado o Steam para o sucesso com esta incursão inicial - mas a falta de largura de banda como que desligou as pessoas no conceito de Steam na altura.
De notar que os mesmos problemas aconteceram com o Half Life 2 mais tarde, mas a Valve sensatamente tomou medidas para mitigar a situação permitindo "pré-carregamento" para deixar os jogadores fazerem o download do jogo com um mês de antecedência e também ter a distribuição física dos discos disponíveis para serem activados online no dia do lançamento através do Steam. O lançamento do Half Life 2, embora ainda bastante ruim e cheio de pendências, pelo menos garantiu que as pessoas ficassem com o programa e apropriadamente conseguiram Steam em seus sistemas enquanto jogavam o jogo.
Half Life 2, no entanto, por todos os seus méritos e elogios, foi em grande parte um e feito negócio. É algo que você jogou uma vez, e então você foi feito. Talvez você o limpasse todo Natal só para lembrá-lo daquela bela temporada de férias em 2004 onde você teve o tempo de sua vida esquiando em um buggy fora da estrada e usando sua pistola de gravidade. Durante muitos anos ninguém jogou Half Life 2. Tinha algum online, claro, mas o Half Life 2 é um jogo para um único jogador, antes de mais nada. O multiplayer era largamente esquecido.
Você sabe o que fez com que as pessoas voltassem ao Steam todos os dias para conseguir a correção do seu viciado em jogos? Sim, é o Counter Strike.
Foi o Counter Strike que manteve os jogadores colados ao Steam, vendo todos os novos lançamentos do jogo saírem cada vez que entraram no Steam, sendo tentados pela Valve a comprar um jogo novo que estava ao alcance de um bom preço no mercado do Steam.
E isso é vital. Existem muitos jogos ótimos que eu joguei onde tive que passar por hoops instalando coisas que eu não queria apenas jogá-los. Mas adivinhe? Depois de terminar o jogo, acabei de desinstalar o que quer que fosse que eu tivesse que instalar. Os jogos focados em um único jogador são assim. Eles são um só e já está feito. Quando a Dragon Age Inquisition saiu, instalei o Origin para o jogar. Depois de ter acabado, desinstalei o Origin. Yay!
Half Life 2 e Steam teriam sido em grande parte a mesma coisa, talvez uma semana extra de longevidade para o deathmatch, mas jogos como Counter Strike Source e Team Fortress 2 mantinham as pessoas voltando todos os dias para jogar. E foi isso que levou o Steam a ser o mercado de videojogos para PC hoje.
Você conhece o Battle.Net? Oh, desculpe "The Blizzard App", é este cliente e loja de jogos irritante que você precisa instalar para jogar os jogos da Blizzard. Até hoje, ainda está no meu computador apenas porque eu preciso dele para jogar Overwatch. Esse é o poder do multijogador online, você vê. Ele mantém as pessoas voltando por mais, centenas de horas depois que um jogo de um único jogador é feito e terminado.
Esta verdade é a razão pela qual você tem muitas grandes empresas de jogos e editoras declarando que "ninguém mais quer jogos de um único jogador". Isso porque são esses modelos de jogos que mantêm as pessoas voltando para jogar todos os dias - o que lhe dá a oportunidade de vendê-los, quer sejam outros jogos (em uma vitrine) ou moeda virtual premium ou caixas de saque.
Não poderiam estar mais errados, mas é isso que leva as pessoas de volta a uma plataforma. Multiplayer (Counter Strike) é o que manteve o Steam e o fez crescer até ao que é hoje, não um único jogador (Half Life).
É engraçado como o Counter Strike 1.6 (1.6, não GO!) ainda tem pessoas a jogá-lo hoje! Está actualmente classificado em #40 no Steam a partir desta escrita com 11.441 pessoas a jogar neste momento. Muito depois de Half Life 2 ter sido esquecido.