Os Blu-rays 4K UltraHD têm mesmo melhor aspecto do que os Blu-rays normais?
Sim, sob as condições certas.
- Não é surpreendente que você precise de um televisor 4K UltraHD, de preferência muito grande e com HDR.
- Você vai precisar de um Blu-ray player 4K UltraHD, conectado a esse televisor com o cabo certo. (Os cabos HDMI mais antigos não suportam as especificações do UltraHD)
- Para notar a nitidez extra, terá de estar sentado suficientemente perto da televisão para que esta preencha uma parte significativa do seu campo de visão. Na minha configuração de home theater, meus olhos estão a pouco mais de 2 metros da tela 65″, e eu posso notar a diferença entre 1080p e 4K UHD, mas apenas por pouco. Muitas vezes eu me inclino para frente até que eu esteja a 5 ou 6 pés de distância da tela para confirmar a resolução que estou observando, e eu tenho uma visão muito boa. Note que a grande maioria dos meus amigos e familiares não posicionam o espectador tão perto de uma tela tão grande.
>br>Você também tem que ser o tipo de pessoa que realmente percebe detalhes finos na tecnologia de vídeo. Você percebe diferentes níveis de compressão e nitidez nos fluxos de vídeo? Se você mudar entre 1080p e 720p enquanto assiste a um vídeo do YouTube, você pode notar a diferença? (Dica: A mudança nem sempre acontece instantaneamente quando você clica no botão.) Se você não consegue identificar facilmente o momento em que a resolução muda, é improvável que você seja o tipo de pessoa que note o salto para a resolução de 4K. - Para notar as melhores cores, você precisará de uma tela com HDR e um painel de 10 bits. (Você também precisará ter certeza que seu Blu-ray 4K UltraHD tem HDR, mas quase todos eles têm, então você normalmente é bom lá). O HDR é a cor "High Dynamic Range" e permite uma paleta de mais de um bilhão de cores em vez dos 16,7 milhões padrão. O que isso se traduz em cores que podem ser mais brilhantes e vibrantes, e pode haver mais definição nas sombras e nos destaques da imagem.
>br>onde eu pessoalmente notei isso mais nos filmes é quando há luzes brilhantes em uma cena, e as luzes podem realmente se sentir quase cegamente brilhantes, o que eu acho que é meio legal. As cores mais vibrantes também podem ser ótimas, mas eu as noto muito mais em conteúdo como Planeta Terra II e Planeta Azul II do que na maioria dos filmes, já que muitos filmes usam um grau de cor mais mudo e assim não aparecem da mesma forma que as cores de peixes tropicais ou pássaros do paraíso.
Então sim, com o conteúdo certo você pode notar as melhores cores de um Blu-ray UltraHD 4K, e com uma ótima visão e uma tela muito grande a nitidez extra pode ser notada. O quanto ela será perceptível provavelmente irá variar de pessoa para pessoa. A minha mulher parece não reparar quando estamos a ver um filme 4K HDR ou quando se trata de um Blu-ray HD standard ou de um fluxo Netflix HD - ou, mais precisamente, não me parece que ela se importe. Isso é porque ambas as imagens ficam muito bem na nossa TV. Acontece que reparo na diferença ligeiramente melhor quando vemos um filme em HDR 4K, mas isso é em grande parte porque sou uma designer gráfica nerd que examina imagens digitais o dia todo, e sei o que procurar.
Technically 4K UltraHD Blu-ray é de longe a imagem de melhor qualidade que se pode obter para filmes em casa, mas se realmente parece ou não melhor para si vai depender de todos estes factores.
Artigos semelhantes
- O Vudu tem basicamente o mesmo aspecto do Blu-ray?
- Existem jogos de vídeo mais antigos (pré-2010) que têm melhor aspecto/ aspecto que os jogos de hoje?
- É possível reproduzir um disco Blu-ray no meu leitor de DVD não-Blu-ray?
- Porque é que todos os smartphones têm o mesmo aspecto?
- Porque é que os jogos de terror têm puzzles? Seria melhor focar no aspecto do horror?