Haverá alguma vez um Windows 11 ou Windows 12?
Q: Existe uma versão do Windows 11 ou do Windows 12 que tenha sido lançada?
Não. Tanto quanto sei, a Microsoft não tem planos de ir além do Windows 10. Em vez disso, eles estão lançando novas versões do Windows 10 nominalmente a cada seis meses, embora estejam tendo problemas para cumprir esse cronograma.
O que isso significa?
Primeiro de tudo, desde que seu PC seja capaz de lidar com cada nova versão, ele obterá automaticamente a nova versão sem ter que fazer nada além de uma nova licença a cada poucos anos. Essa é a vantagem para os usuários.
No entanto, há um lado negativo para talvez a maioria dos usuários. Cada nova versão vem com algumas funcionalidades adicionais e potencialmente algumas funcionalidades antigas removidas. Além disso, há aspectos da interface do usuário que parecem mudar com cada nova versão. Se você quer que seu PC seja uma plataforma consistente que você conhece, então essas mudanças em cada nova versão podem ser um maldito incômodo.
Algumas pessoas vão gostar de todo o novo lixo que aparece, enquanto eu suspeito que a maioria quer um PC que funcione de forma segura e consistente até que eles decidam substituí-lo após vários anos de serviço fiel.
É bom obter actualizações de segurança regulares (mensais) à medida que os bugs são descobertos, mas penso que seria melhor ter um fluxo separado de actualizações que permitam aos utilizadores mudar para uma versão posterior do Windows 10 se e quando o dispositivo o fizer.
O problema com a forma como funciona actualmente é que as actualizações de segurança e actualizações de versão estão ligadas e se tiver uma versão com a qual esteja satisfeito, as actualizações de segurança para essa versão estão supostamente disponíveis apenas durante 18 meses.
Agora que a Microsoft se tenha movido para a base do Chrome para o seu browser Edge, talvez se existir um Windows 11 ele seja baseado no Chrome, Android ou Linux.