O que é soft limit e hard limit no Linux?
Testes são números utilizados para identificar os limites aos quais determinados recursos podem ser atribuídos a diferentes utilizadores. Esses recursos incluem recursos de processador, memória e disco, por exemplo, número de processos filhos que um usuário pode ter, quota percentual de disco permitida para o usuário, número de terminais abertos, etc.
Um limite rígido é o limite superior que o usuário nunca, jamais, poderá ir além. Digamos que você defina um limite rígido de 255 processos por usuário. Nenhum dos usuários pode exceder esse limite, nunca.
O limite suave, por outro lado, é um limite de "aviso". Ele diz ao usuário e ao administrador do sistema que você está perto de atingir o nível de perigo, que é o limite rígido. Os utilizadores podem ultrapassar o limite "soft", ao contrário do limite "hard" (é um não-não absoluto ultrapassar o limite "hard").
Estes números podem ser definidos para qualquer coisa, mas normalmente, e de forma a dar sentido a eles, os limites "soft" são definidos para um valor que é um pouco menor do que o limite "hard" correspondente. No nosso exemplo acima, você definiria o limite suave de processos do usuário para 230 ou algo em torno disso, para um limite rígido de 255.
Os usuários regulares podem aumentar seus limites suaves até o limite rígido atual, mas não podem exceder isso. Eles podem diminuir seus limites suaves para zero.
Usuários regulares também podem diminuir seus limites rígidos para zero, mas não podem aumentá-los.
A raiz é, como sempre, Deus do sistema, e assim podem fazer o que (s)ele gosta tanto com limites suaves quanto rígidos.