Casa > Q > Qual É A Sua Crítica Sobre Blue Velvet (Filme De 1986)?

Qual é a sua crítica sobre Blue Velvet (filme de 1986)?

Eu aviso-te que o Veludo Azul é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos, logo a seguir a Paul Verhoeven's The 4th Man. Ele é magistralmente elaborado, com personagens surpreendentes e idéias interessantes, tanto sutis quanto ao ponto, e tem infinitas pequenas coisas que você pode notar cada vez que você assiste.

Recentemente o Veludo Azul celebrou seu 30º aniversário com uma nova restauração e um relançamento em teatros selecionados. Ele tocou por uma semana perto de mim, e eu saí para pegá-lo para o que foi pelo menos o meu 5º visionamento desde que foi lançado. A restauração parecia maravilhosa, embora eu mesmo seja um pouco mais um cara de cinema, mas este filme ficaria lindo mostrando em uma parede suja em um banheiro na Grand Central Station.

NÃO vou me aprofundar muito no enredo, pois este é um daqueles filmes em que o enredo é a peça central, saber demais pode significar expectativas, e acredite em mim, você quer ir para o passeio, você não quer que alguém descreva o passeio para você.

Jeffrey Beaumont chega da escola em casa porque o pai dele adoeceu. Depois de uma visita ao pai no hospital, ele encontra um ouvido humano num campo. Através de uma série de aventuras, a descoberta deste ouvido leva-o a um mistério sombrio e perigoso do qual ele está rapidamente se tornando parte.

Jeffrey é interpretado por Kyle MacLachlan, que é maravilhoso no papel principal. Os outros atores deste filme também são ótimos, incluindo Isabella Rossellini, Dennis Hopper, Dean Stockwell, e até Laura Dern, que eu geralmente não gosto em quase todos os filmes em que já a vi, faz uma performance incrível. Os atores coadjuvantes também são todos bons, e o agente de elenco merece um prêmio por este filme.

Desde que não vos fale sobre o enredo, vou mencionar algumas coisas sobre o visual. Este é um filme bonito, e um filme feio. Não por causa da má realização do filme, mas porque as coisas bonitas neste filme são mostradas com a melhor luz possível, enquanto as coisas feias neste filme são mostradas como coisas feias, escuras, presunçosas, assustadoras. A cinematografia é incrível, e David Lynch sabe como fazer um filme. Uma vez que você tenha visto este filme na sua totalidade, como uma história, você pode voltar e ver cada cena e ver tantas pequenas coisas que você nunca notou. Escanear o fundo de cada fotograma só te dá mais informações sobre o que foi um gênio Lynch enquanto dirigia este filme.

Desde que este filme tem agora 30 anos, ele está sendo redescoberto por muitas pessoas mais jovens. O mundo em que vivemos hoje não é o mundo de 1986, e de certa forma o filme pode parecer um pouco datado, ou mesmo não intencionalmente ou intencionalmente engraçado, ou mais engraçado do que era em 1986. Isto nunca foi tão evidente como foi durante a exibição que vi na semana passada. No passado, ver este filme num teatro com uma multidão significava, na sua maioria, sussurros silenciosos e risos desconfortáveis não intencionais. O quociente hipster foi alto no Film Forum durante esta exibição, e eles riram muito mais livremente do que eu alguma vez vi. Tenho quase a certeza que alguns deles pensaram que era uma comédia durante a primeira meia hora. Mas o poder deste filme é grande, e até os hipsters pararam de rir enquanto o filme continuava. Lentamente mas com certeza eles foram atraídos para o mundo que Lynch criou, ambos fascinados e enojados com o que viram. Claro que ainda houve algumas gargalhadas aqui e ali, e tenho certeza que Lynch pretendia que fosse engraçado às vezes, ele tem um grande senso de humor para um cara que faz filmes tão retorcidos. Mas Blue Velvet era tão poderoso como sempre, andando na linha tênue entre o ridículo e a insanidade, bom e mau, certo e errado, bonito e feio.

Eu dou a este filme 5 em cada 5 estrelas, ou 10 em cada 10. Como disse antes, este é o meu segundo filme favorito de todos os tempos, um que eu posso assistir de novo e de novo, sem nunca me sentir entediado ou cansado. Recomendo-o a todos os que conheço, e a maioria das pessoas que conheço ficaram impressionadas com ele. Espero que você também esteja.

De Manya Claybrooks

O que significa 95% de compactação? :: Por que as operadoras de celular podem remover grandes recursos dos smartphones?