Qual tem a melhor qualidade de áudio, MP3, M4A, ou OGG?
- <
- M4A: O M4A tende a ter uma qualidade substancialmente melhor do que o MP3 e o OGG. Um arquivo M4A criado com o codec sem perdas ALAC tem a qualidade de uma gravação original em estúdio sem perdas.
Os arquivos criados em M4A são únicos, com M4A uma gravação em estúdio pode ser comprimida em tamanho sem qualquer perda na taxa de bits e qualidade (desde que utilize o codec ALAC sem perdas).
O M4A criado com o codec AAC (que é com perdas) tem melhor qualidade do que MP3 e OGG.
Um M4A de 192kbps criado com o codec AAC (que é com perdas) tem a mesma qualidade que um arquivo MP3 de 256kbps. A única desvantagem do M4A é que muitas vezes o M4A, especialmente os codificados com o codec ALAC sem perdas, podem causar problemas de compatibilidade em alguns sistemas.>li>MP3: Quanto ao MP3, ele não tem nenhum codec sem perdas. Não há diferença entre a taxa de amostragem de um arquivo MP3 e a perda de qualidade devido à compressão. Entretanto, quando se trata de compatibilidade, nenhum outro formato de áudio se aproxima do MP3. Ele é compatível com todos os reprodutores de mídia, independentemente das plataformas. Desde o computador mais potente até ao pequeno leitor de música mais genérico, todos eles podem reproduzir ficheiros MP3 com a máxima facilidade.>li>OGGG: As coisas tornam-se engraçadas com este formato. O OGG em si não é exatamente um formato de áudio, é apenas um formato de wrapper. A partir de sua qualidade, ele é completamente dependente do codec usado no wrapper.
Tipicamente a maioria dos arquivos OGG usam o codec OGG-Vorbis e ele é ainda mais falho que o MP3. Contudo consome substancialmente menos espaço do que o MP3 porque permite comprimir o ficheiro em muito maior quantidade do que o MP3 e o M4A. Por isso, é a escolha ideal para faixas sonoras e efeitos sonoros utilizados em jogos de vídeo (em que permite fazer um enorme monte de efeitos sonoros e faixas sem consumir muito espaço de armazenamento), ou em qualquer outra área em que o espaço de armazenamento é limitado.
No entanto um arquivo OGG também pode ser sem perdas. Para fazer isso é preciso usar o codec FLAC sem perdas enquanto se cria o arquivo OGG. Quando criado com o codec FLAC sem perdas, o formato OGG permite ao usuário comprimir o tamanho de uma gravação em estúdio sem qualquer perda na taxa de bits e qualidade (assim como o M4A com o codec ALAC). A qualidade de um arquivo OGG criado com o codec FLAC é a mesma de um arquivo M4A criado com o codec ALAC.
As de compatibilidade, essa é a pior parte do formato OGG. Ele não é suportado por muitos reprodutores de mídia. É muito mais provável que você encontre um reprodutor de mídia que toca M4A codificado com o codec ALAC do que um reprodutor de mídia que toca qualquer forma de OGG.