Há menos oxigénio na Antárctida?
A atmosfera da Antártica é de aproximadamente 21% de oxigénio, e tanto quanto sei isto é verdade em todo o lado (excepto em alguns buracos no solo). As correntes de ar nos níveis superiores da atmosfera tendem a empurrar o ar para os pólos, onde o ar é então empurrado para baixo e de volta para o equador perto do nível do solo. Isto resulta em ventos quase constantes na Antártica.Estando no hemisfério sul, onde há menos indústria e menos poluição, com um suprimento constante de ar fresco transportado pelas correntes predominantes, a Antártica tem o ar mais limpo do mundo.
No entanto, a atmosfera é mais espessa no equador e mais fina nos pólos, de modo que a Antártica tem uma pressão de ar ligeiramente inferior à normal - uma diferença que é igual a cerca de 1500 pés de elevação. Além disso, a Antártica tem uma elevação média de 8200 pés - muito mais alta que qualquer outro continente, o que significa que a atmosfera - e o oxigênio - realmente disponível para respirar tende a ser um pouco baixa - baixa o suficiente para às vezes causar dificuldade, especialmente quando o esforço é feito. No entanto, a percentagem de oxigénio no ar permanece praticamente a mesma que em qualquer outro lugar. Não há plantas para fornecer oxigênio, mas também não há animais para consumi-lo.
A fina atmosfera provavelmente contribuiu para a morte de três paraquedistas no Pólo Sul em 1997, quando combinada com outros fatores:
Tragedy in Antarctica