Como as micro transações em jogos de vídeo podem ser aceitáveis?
A resposta curta é: Não cobre um custo adiantado pelo seu jogo. Dois jogos massivos, Liga das Lendas e DOTA 2, ambos são Grátis para Jogar e se suportam com microtransações. League oferece um pool de campeões limitados e permite que você compre mais com moeda ingame, além da moeda premium, além de permitir que você compre skins. DOTA 2 monetiza através de skins assim como pacotes de voz.
Porque o investimento inicial para estes jogos é $0, muito poucas pessoas têm um problema com este modelo de negócio (algumas pessoas não gostam de LoL's porque você precisa de mais heróis para realmente jogar classificado e fazer bem em um sentido MMR).
As pessoas também tendem a estar mais bem com microtransações com apenas efeitos cosméticos - veja Overwatch - onde as caixas de saque contêm peles de personagens e avatares e tal. Overwatch é um jogo de preço total, mas como você não pode obter uma vantagem sobre outro jogador, algumas pessoas não se importam tanto com isso.
Obviamente você também pode fazer um horrível jogo de Microtransação Grátis para Jogar também. Muitos jogos para celular não têm preço de compra, mas leva muito tempo para realmente realizar qualquer coisa sem pagar dinheiro. Nestes casos o jogo em si é uma tentativa quase cinicamente transparente de fazer o jogador gastar o máximo de dinheiro possível.
Uma boa métrica é pensar em que estágio de desenvolvimento as microtransações foram colocadas. Há coisas como DOTA 2, onde parece que eles fizeram um jogo completo e depois microtransações em camadas no topo, jogos como Hearthstone onde o mecanismo principal é definitivamente sólido e funciona bem, mas microtransações são cozidas no equilíbrio do jogo, e jogos como Dungeon Keeper Mobile onde o primeiro documento de design provavelmente dizia "Como fazemos as pessoas pagarem em um jogo do tipo Dungeon Keeper?"
A primeira categoria é normalmente boa, a terceira categoria é basicamente sempre ruim, e a segunda categoria é onde muitas vezes depende de qual foi o preço da sua entrada. O Hearthstone se sente bem porque é grátis. Dead Space 3 e Battlefront 2 se sentem muito pior porque você pagou o preço total. Overwatch se sente bem na maioria das vezes porque estão em camadas no topo, mas a maioria das atualizações são relacionadas à microtransação.
EDIT: Há mais um método de monetização que eu queria mencionar que ramos fora do primeiro método de camadas no topo, principalmente porque eu tenho jogado um monte de jogos que o usam. Este é o método 'demo restrito' ou onde o jogo tem uma versão Free to Play, muitas vezes com microtransações, mas também lhe dá uma taxa fixa que você pode pagar para remover todos eles. Alguns bons exemplos são Battlerite e Smite, ambos com semelhanças com LoL, onde você pode comprar moedas para obter skins e desbloquear personagens, mas você também pode pagar um prêmio para ter apenas todo o conteúdo do jogo, para sempre. Há também jogos menores para celular como Miracle Merchant, onde oferece uma experiência limitada para que você possa experimentá-lo e depois pagar dois dólares para comprar o jogo real. Este método também é muito justo, já que permite que você faça uma demonstração de um jogo e veja se é para você, então ou paga o prêmio pelo jogo completo ou paga apenas em quantias limitadas como você achar melhor para obter o conteúdo que você quer.
Artigos semelhantes
- Como distinguir um Micro USB 2.0 de um Micro USB A, ou Micro USB B
- Você acha que as micro transações são boas para os consumidores de videogames? Porquê?
- Qual é a diferença entre os conectores USB micro-A e micro-B?
- Posso usar um carregador USB Tipo C (45W PD) para carregar um dispositivo micro USB através de um USB C para um cabo micro USB?