Porque é que os aviões estão proibidos de sobrevoar os pólos Norte e Sul?
A alegação de que as regiões polares são zonas de interdição de voo é ridícula. Muitos voos comerciais passam sobre o Árctico, e já o fazem há décadas. Ninguém impede que as pessoas tirem fotografias. Há poucos vôos comerciais que passam sobre a Antártica, pela simples razão de que há um LOT de mar aberto no Hemisfério Sul e nenhuma rota com necessidades significativas de passageiros (daí a viabilidade comercial) atravessa o continente. Pegue um globo e experimente você mesmo com um pedaço de fio.Você pode conseguir um vôo turístico para o próprio Pólo Norte, e até mesmo acampar a noite lá. Eles lhe darão um vídeo da sua visita, e você pode tirar quantas fotos quiser. Da mesma forma, você pode conseguir vôos turísticos para a Antártica a partir da América do Sul, e também terabytes de imagens. Ou muitos filmes, se preferir.
Back no final dos anos 70, quando houve uma grande queda na aviação comercial, Qantas iniciando vôos cênicos da Austrália para a Antártica. Eles não pousaram, mas voaram ao longo de áreas interessantes da costa e do interior. Os passageiros tiraram zilhões de fotos. A Air New Zealand fez algo semelhante até que acidentalmente poucos entraram em um vulcão ativo, Mt. Erebus.
Se você voar para a Antártica hoje, você pode tirar muitas fotos. Quando navegamos para lá nos anos 80, foi dito que o primeiro iceberg avistado foi envenenado por Kodak. Eu tirei mais de 60 rolos de filme no ano em que lá estive, e um fotojornalista que foi no mesmo navio que eu, tirou cerca de 60 rolos nas suas 6 semanas (para obter cerca de 10 fotos publicadas).
Muitas pessoas que lá vão (e muitos milhares já o fizeram) tiram muitas fotos, sejam de filme ou digitais. Há milhões de imagens da Antártica em coleções em todo o mundo. Algumas até apareceram nos e-mails de John Podesta que foram hackeados pelos russos e despejados pelo Wikileaks (alguém lhe tinha enviado algumas fotos de uma visita turística alguns anos antes). As pessoas que lá passam os verões voltam com apresentações de slides e álbuns de fotos.
Landsat tem recebido imagens da Antártica desde o início dos anos 70, e tem 100% de cobertura. O sensor AVHRR tem feito imagens da Antártica diariamente (e mais recentemente duas vezes ao dia) nos últimos 47 anos. Os sensores mais recentes, como o ASTER, assim como os esforços internacionais de imagem espacial, produzem imagens de alta resolução em todo o continente. Muitas das missões do Vaivém Espacial levaram imagens de filmes usando câmaras Hasselblad, e essas imagens podem muitas vezes ser descarregadas gratuitamente. Há petabytes de imagens da Antártida tiradas do espaço ao longo dos últimos 50 anos, todas do domínio público e todas disponíveis se você se preocupar em procurá-las. ou você pode ir a um serviço comercial e obter imagens de 1 metro de resolução (ou melhor) da área exata que você quer, embora com algum custo.
Em resumo, a idéia de que as regiões polares são zonas sem vôo e sem filme é uma fantasia que está além do ridículo!
Artigos semelhantes
- Porque é que as equipas de futebol voam em aviões maiores para os seus jogos fora de casa em vez de voarem em aviões de serviço aéreo regulares?
- Porque é que as preguiças modernas vivem na América Central e do Sul enquanto os seus antepassados viveram na América do Norte?
- Porque é que a Coreia foi dividida em Norte e Sul depois da 2ª Guerra Mundial?
- O GPS usa norte magnético ou norte verdadeiro?