Em que circunstâncias é que os emojis levam a uma melhor comunicação?
Quando comecei a trabalhar no Google há 10 anos, notei que muitos dos mais respeitados PMs da empresa usavam apenas uma tonelada de caras sorridentes nos seus e-mails, e na minha mente, eu ficava como "o que diabos está acontecendo aqui? E na última década, eu não internalizei isso necessariamente como uma tática estratégica intencional, mas notei que meu uso de emoji (pelo menos smileys) no trabalho aumentou dramaticamente.Então, na verdadeira forma analítica de PM / Quoran, eu vou tentar desconstruir porque eu acho que é realmente muito eficaz para a comunicação no trabalho. Não sei se isto é aplicável a todas as indústrias, mas pelo menos aplica-se a papéis colaborativos na indústria tecnológica.
Primeiro de tudo, as comunicações extremamente directas são muito valorizadas em empresas como a Quora. Se você não está acostumado a isso, pode ser quase chocante no início porque você pode não entender porque todos parecem ser tão críticos ou tão curvos o tempo todo. Esta é uma reação natural porque, em contextos sociais, raramente há necessidade de você e seus amigos executarem com rigor e eficiência objetivos significativos com conseqüências materiais, por isso não há muito incentivo para dar feedback direto aos seus amigos. Se alguma coisa, o tempo livre com os amigos é completamente o oposto disso, pelo design. O trabalho é obviamente muito diferente, e quanto mais todos puderem adotar um feedback que alimente o crescimento pessoal, as equipes mais eficazes se tornarão.
Emojis desempenham um papel nisso porque ajudam a dar o tom na comunicação escrita e permitem que a mensagem aterrisse sem fazer com que pareça tão terrível ou embaraçosa. Como um exemplo extremamente elaborado, digamos que alguém deixa cair a bola numa tarefa e isso atrasa a equipa por alguns dias, e no e-mail, eu digo "bem não f#@%ing esquecer da próxima vez" (tbc, eu não mando e-mails assim). A outra pessoa não sabe se estou apenas a brincar ou se estou mesmo furioso. Apenas adicionando um ':)' no final deixa claro que é o primeiro, mas ainda assim deixa que eles saibam que o erro afetou outras pessoas.
Segunda e correlativamente, é incrível trabalhar em uma empresa com diversidade cultural, e as diferentes perspectivas culturais agregam muito valor à tomada de decisões diárias, mas também torna muito mais fácil para as pessoas interpretarem mal as coisas em textos escritos. A indústria tecnológica, em particular, tem muitas pessoas que cresceram em diferentes países / culturas, por isso o seu sarcasmo hipster seco de São Francisco muitas vezes não vai aterrar da forma que você pensa que vai. Similar ao ponto acima, emojis também ajudam neste contexto porque um smiley é universal, e assim ajuda a reduzir a variação na forma como suas palavras podem ser interpretadas. Se você já trabalhou com pessoas do lado oposto do mundo antes, você sabe como pode ser ruim um simples mal-entendido de e-mail quando ele simplesmente fervilha lá por um dia inteiro antes de ser esclarecido.
Terceiro e mais importante, uma das maiores lições que aprendi na minha carreira é que você precisa reduzir o atrito para a comunicação se você quiser que informações precisas fluam livremente. Se a comunicação parecer demasiado formal ou abotoada, então as pessoas hesitarão em dizer as coisas, e as coisas que dizem serão excessivamente geridas, o que significa que ambos obterão menos informação e mais informação tendenciosa, o que significa que tomarão decisões piores. Pense nisso - você pode dizer ao seu melhor amigo qualquer coisa de uma forma não filtrada, mas não necessariamente falará tão livremente com o chefe do seu chefe. Eu realmente acho que isso é uma grande parte do porquê Slack é muito mais eficaz do que o e-mail - porque faz com que a colaboração no trabalho pareça uma conversa AIM por volta de 1998.
Isso tudo pode parecer um pouco trivial, mas a verdade (pelo menos IMO) é que na maioria das empresas de tecnologia, o gargalo para o impacto tipicamente não é o avanço técnico ou inovação, é a capacidade das pessoas se comunicarem e trabalharem bem juntas, para que elas possam tomar boas decisões e ter seus esforços compostos, e pequenas coisas como essa podem somar muito.