Qual era a sensação de ser adolescente nos anos 80?
Só posso falar durante a segunda metade da década: Ainda era tudo sobre o telefone, mas o problema era que toda a tua família partilhava o telefone. Era uma linha telefónica fixa. Se um rapaz ligasse para minha casa, toda a minha família saberia disso. Se você quisesse falar com seus amigos, você ligaria para o telefone fixo da família deles, a mãe deles atenderia, e você teria que dizer "Jenny está aí?" e falar com a mãe, o irmão ou o pai dela antes de colocá-la no telefone. Isso era difícil para as festas, porque tinhas de ligar às pessoas para saber onde elas estavam. Não havia mensagens de texto, GPS para encontrar a festa, não havia como dizer um ao outro se a polícia tinha aparecido na festa, não havia maneira de levar mensagens a ninguém, a menos que você parasse seu carro e usasse um telefone público. As festas ainda eram loucas e épicas, mas aconteciam devido ao boca-a-a-boca a maior parte do tempo.Quanto à música, era uma grande parte da vida de todos. Todos nós tínhamos nossas coleções de discos (que depois se tornaram coleções de fitas cassete, e depois no 90′s se tornaram coleções de CDs). Muitos de nós não tínhamos dinheiro para comprar um disco, então tínhamos que comprar um gravador, e gravar músicas na rádio (foi de onde veio quase toda a minha música.)
Quando você gostava de alguém e queria sair com ele, você tinha que fazer com que seu amigo fosse falar com o amigo dele (ou com ele.) Você não podia mandar uma mensagem ou mensagem de texto para ninguém. Muitas vezes as pessoas escreviam notas físicas em pedaços de papel, mas isso era arriscado. Havia muito mais conversa em pessoa.
As pessoas saíam de casa à socapa, fumavam, algumas drogavam-se ou traficavam drogas, engatavam-se, tinham distúrbios alimentares, eram suicidas, estavam mal-humoradas, o mesmo tipo de coisas que hoje. Havia muitas subculturas e crianças vestidas de acordo com a música de que gostavam às vezes (Punk, Heavy Metal, Glam Rock, Skaters, New Wave) e outras vezes só se vestiam na moda do dia (Preppy). Todos nós gostávamos de "Vídeos" na MTV - eles eram realmente extravagantes e exagerados e nós recebemos muitas de nossas escolhas de moda deles.
Existiam TONS de valentões em todas as minhas escolas, e eles nunca foram parados por professores. As crianças eram espancadas, molestadas, jogadas em latas de lixo, dadas "cunhas" e todo tipo de coisas violentas. Os adultos viam isso como "crianças sendo crianças". Se você fosse gay, não poderia sair e dizer isso (a menos que estivesse em um grupo como o meu, os "meninos maus"). As pessoas se chamavam r*tarded uns aos outros, usavam a palavra f*g constantemente. As crianças eram muito, muito cruéis e era um inferno quando você era escolhido. Você tinha que lidar com isso, ou lutar com a pessoa. No início dos anos 80, quando eu tinha seis ou sete anos, os diretores da escola podiam "esmagar" as crianças com um grande remo (no rabo) quando elas eram rudes com os professores ou não ouviam. Na verdade, eles podiam nos bater legalmente no sistema escolar público (Califórnia, EUA.)
E por falar em disciplina, os pais nos "espancavam" com a) a mão, b) uma colher de pau ou c) um cinto (era o que meus pais usavam.) Se você não comesse seus vegetais. ou falasse de volta com seus pais, era completamente normal que eles te arrancassem o alcatrão sempre vivo, mesmo em tenra idade. Isto normalmente parava quando tínhamos idade suficiente para lutar contra eles=)