É possível aprender meditação por si mesmo?
Pode depender do tipo de meditação de que estás a falar. Na tradição em que aprendi, o budismo Vajrayana, o conselho é definitivamente obter instrução pessoal, e pela minha própria experiência como estudante e instrutor, eu diria que essa é a melhor maneira de aprender.
A técnica de meditação consciente ensinada nesta linhagem é simples, mas precisa ser praticada com precisão, e quando começamos qualquer prática pela primeira vez, seja nadar, tocar guitarra ou meditar, é importante não começar com conceitos errados ou maus hábitos.
Todos os detalhes da técnica são importantes. A maior parte das pessoas precisa de ajuda para se posicionar correctamente, ou, se a sua postura é boa, então ter o feedback de que é boa e de que não precisam de se preocupar com isso. A maioria dos novos meditadores tem muitas perguntas e incertezas; os livros só podem dar uma ajuda parcial, e quanto aos grupos online, qual é o nível de conhecimento das pessoas em um fórum? Não há maneira de um iniciante saber.
Um grande problema para o novo meditador é trabalhar com os seus preconceitos sobre meditação. Se você não tem instruções com conhecimento, então sua prática será guiada por seus preconceitos, que basicamente estão sempre errados. Assim como não podemos ver nossa própria postura, nossa habitual inclinação e desleixo, não podemos ver nossos próprios preconceitos, suposições e pontos cegos mentais. Alguém mais pode vê-los imediatamente e nos ajudar a ultrapassá-los.
Quando eu tinha 21 anos, eu queria apaixonadamente retomar a meditação. Eu recebi um livro de Alan Watts que descrevia uma técnica de meditação baseada em Zen, e fiz o melhor que pude para praticá-la. Envolveu uma postura ajoelhada, sentado de costas nos meus calcanhares, e rapidamente me encontrei com muita dor. Eu tinha lido sobre como alguns praticantes Zen tinham sentado através de muita dor, então eu fiz o meu melhor para sentar através dela. Mas depois de algumas sessões eu senti que não valia a pena e desisti, desanimado. Pensei que não tinha a força do caráter ou a determinação de ser um meditador; a iluminação espiritual não era para mim. Estava abatido e me sentia mal comigo mesmo.
A poucos anos depois, sentindo-me desesperado e disposto a tentar qualquer coisa, procurei instrução de meditação. Fui a alguns lugares, e finalmente me instalei na organização que agora é conhecida como o Centro Shambhala em Vancouver. Aqui eu recebi instrução pessoal e desenvolvi um relacionamento contínuo com meu próprio instrutor de meditação. Foi uma grande ajuda para mim.
Meditação parece fácil, mas sua eficácia realmente depende de fazê-lo corretamente. Então suponho que a questão é: quão importante é para você? Quanto mais importante é, mais seriamente você deve considerar a possibilidade de receber instrução pessoal. Sim, pode levar algum tempo e esforço para encontrar essa instrução, mas pode muito bem poupar-lhe muito esforço infrutífero e, possivelmente, desilusão, o que seria uma vergonha. Pois, de acordo com Buda, a meditação é a única maneira pela qual podemos perceber nossa verdadeira natureza.
>p>O que quer que você decida - boa sorte!