Qual é a diferença entre um jogo de estratégia e um jogo de role-playing?
RPGs estabelecem fortes distinções entre um jogador e o personagem desse jogador. A maioria dos jogos de estratégia não o fazem. Isto significa que num jogo de role-playing, você o jogador pode ser péssimo em diplomacia, mas seu personagem pode ser treinado nele e ainda usá-lo eficazmente. Além disso, personagens podem ter motivações que são completamente diferentes da motivação do jogador.
Esta forte distinção é tanto uma coisa boa quanto uma coisa ruim; jogos requerem que o jogador esteja intelectualmente engajado, o que não acontece da mesma forma quando o jogador pode delegar coisas para o personagem. RPGs de mesa são particularmente horríveis nisso; os rolos de dados são ótimos para distinguir o personagem do jogador, mas eles também deixam muito pouco para a habilidade do jogador. Menos habilidade do jogador significa que a habilidade do jogador fica mais concentrada, seja na criação da personagem ou no jogo narrativo. A falta de bons minijogos de habilidade do jogador é uma razão chave para a maioria dos RPGs de mesa lutarem com as intensas divisões Min-Maxer/ Narrative player.
Jogos video têm seguido um caminho ligeiramente diferente, com a maioria a descobrir que adoptar um sistema de progressão semelhante a um jogo de roleplaying é uma óptima forma de fazer um Skinner Box viciante em.