O que são jogos de role-play?
Um roleplaying game (ou RPG, se preferir) é um jogo em que o jogador assume o papel de um personagem e os usa para criar e/ou viver uma aventura ou série de aventuras, usando a experiência adquirida com esses eventos para avançar suas habilidades através de um conjunto de regras que fazem alguma tentativa de refletir toda a realidade do mundo que o personagem habita.
Wow, isso foi um moutful, não foi? Infelizmente foi um pouco necessário, pois os limites do que é e não é um RPG podem ser um pouco nebulosos às vezes, além do fato de haver tantos tipos diferentes de RPGs por aí.
As duas divisões mais básicas dos RPGs seriam entre RPGs de mesa e RPGs de videogame.
RPGs de mesa podem ser resumidas basicamente como "Let's Pretend, With Rules". Você já jogou "Let's Pretend" quando era criança? Se não, garoto, como você perdeu, e eu estaria apto a pensar que você está mentindo porque todos jogaram. Basicamente você e seus irmãos e/ou amigos fingem que as coisas estão acontecendo e fingem que são certos personagens, e juntos constroem uma história louca de lasers e batalhas de espadas, salvamentos ousados e roubos devotos. Tudo muito livre, com todos correndo por aí a nulo.
Tabletop RPGs pegue o conceito básico de narração colaborativa e dê estrutura a ele. Um cenário específico é escolhido para a história acontecer, a maioria dos jogadores cria personagens específicos para jogar usando um conjunto de regras de geração de personagens, e um dos jogadores - comumente chamado de gamemaster, ou GM para abreviar - é o responsável por tudo. O GM pega o cenário e as regras, usa-as para criar uma estrutura básica para uma aventura, depois guia os jogadores através da aventura e usa as regras para determinar os resultados das ações dos jogadores.
Então ao invés de uma pessoa ir "BANG! Você está morto" e o outro dizendo "Nuh uh! Eu sou à prova de balas", levando a uma luta de verdade, você tem uma lista de atributos de personagens declarando se você é à prova de balas ou não, e se você não for, então existem regras para determinar quanto dano você tirou do tiro.
Não que lutas por causa das regras não aconteçam, mas minha experiência é que eles raramente atingem o nível "briga no pátio da escola".
Exemplos de RPGs de mesa incluem Dungeons & Dragons, Shadowrun, GURPS, e Rifts.
RPGs de jogo de vídeo são similares, pois eles seguem um conjunto de regras específicas para representar o avanço do personagem e eles geralmente são muito pesados e centrados no personagem. Onde eles diferem da mesa é que eles são um meio muito mais visual e suas histórias e personagens tendem a ser colocadas em caminhos muito específicos. Naturalmente os criadores de jogos não podem planejar para cada eventualidade e definitivamente não podem estar à mão para ajustar algo no jogo para se adequar a cada jogador como um GM pode e é, então não há tanta flexibilidade, mas isso geralmente é compensado pela habilidade do jogador de realmente ver o mundo e os personagens diretamente, em vez de depender de um sistema puramente de texto e oratório.
Vantagens e desvantagens de cada lado, como na maioria das coisas na vida.
Exemplos de RPGs de videojogos incluem Final Fantasy, The Elder Scrolls, e World of Warcraft.
De qualquer forma, tem havido muitos RPGs que têm produtos de ambos os lados. Por exemplo, há uma tonelada de jogos de vídeo baseados em Dungeons & Dragons, como Neverwinter Nights, e há alguns RPGs de videogame com versões de mesa, como Warcraft.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre um jogo de role-playing e um jogo de simulação?
- Qual é a diferença entre um jogo de estratégia e um jogo de role-playing?
- Há algum bom jogo de role-player multiplayer offline?
- Quais são alguns dos consoles de jogos, jogos de mão ou jogos retro feitos em um país muçulmano?
- Que jogos posso jogar com um AMD Ryzen 3 3250U e 4GB de RAM? Eu quero jogar alguns jogos, mas todos os jogos que eu jogo estão atrasados.