É possível lembrar um e-mail depois de ter sido lido pelo destinatário?
A única forma deste negócio de "recall" funcionar é se o remetente ou seu programa de e-mail em seu nome, enviar uma "mensagem de controle" para o servidor de e-mail do destinatário, solicitando a exclusão, e o servidor de e-mail do destinatário processar essa mensagem. O servidor de e-mail do destinatário pode ou não honrar essa mensagem, dependendo em parte se ela foi lida.
(USENET News, que não é e-mail mas é semelhante, tinha "cancelar mensagens". Devido ao abuso generalizado da pessoa A forjar mensagens de cancelamento para apagar mensagens da pessoa B, muitos servidores desabilitaram essa funcionalidade. Tal abuso é improvável com e-mails enviados para uma única pessoa.)
Se o e-mail chegar ao meu servidor de e-mail, que não tem software da Microsoft, nenhuma mensagem de controle fará com que ele exclua o e-mail (antes ou depois que ele tenha sido lido). Além disso, nenhuma indicação de que eu li ou não o e-mail será enviado de volta. Eu não sei como essas mensagens de controle são enviadas; elas podem aparecer como outro e-mail. Eu poderia entender que é um pedido para excluir um e-mail e provavelmente leria a mensagem do assunto para ver o porquê. Eu acho que nunca recebi tal mensagem.
A menos que você saiba qual software de e-mail seu destinatário e/ou seu provedor de e-mail usa, não assuma que um recall irá funcionar - antes do OU depois de ter sido lido.
Artigos semelhantes
- Como pesquisar no Gmail com e-mails enviados apenas para um destinatário específico e excluir mensagens com mais do que esse destinatário
- Quando devo usar "tem sido", "tem sido" e "tinha sido"?
- Porque é que o Tik Tok (Índia) está novamente na Google Play Store depois de ter sido banido pelo governo?
- É legal alguém assinar correio certificado que não seja o destinatário?
- Quais teriam sido os nomes dos personagens, adereços e feitiços dos filmes 'Harry Potter', se tivessem sido feitos na Índia?