Casa > Q > Quais São Alguns Exemplos De Empirismo?

Quais são alguns exemplos de empirismo?

O empirismo é frequentemente contrastado com o racionalismo, uma escola rival que defende que o conhecimento se baseia principalmente na lógica e na intuição, ou ideias inatas que podemos compreender através da contemplação, não da observação.

Exemplo

Os racionalistas defendem que não é necessário fazer nenhuma observação para saber que 1+1=2; qualquer pessoa que compreenda os conceitos de "um" e "adição" pode resolvê-lo por si própria. Os empiristas argumentam o contrário: que só podemos compreender 1+1=2 porque o vimos em acção ao longo das nossas vidas. Como dizem as crianças, os empiristas, aprendemos observando os adultos, e é assim que ganhamos conhecimento abstrato sobre coisas como matemática e lógica.

De preferência, o conhecimento consiste tanto na observação como na lógica; não é preciso escolher entre os dois. É mais uma questão de qual você enfatiza.

Existe uma filosofia combinada, chamada construtivismo, que representa uma forma de obter o melhor de ambos os mundos. Os construtivistas, como os empiristas, argumentam que o conhecimento se baseia, antes de mais nada, na observação do mundo que nos rodeia. Mas não podemos entender o que vemos a menos que o encaixemos em alguma estrutura racional mais ampla, portanto, a razão também desempenha um papel essencial. O construtivismo é uma idéia de alto perfil na filosofia da educação, e muitos professores a utilizam para desenhar suas aulas: a idéia é apresentar a informação numa ordem que se baseia na informação anterior, de modo que com o tempo os alunos "construam" uma imagem da matéria em questão, e a cada passo sejam capazes de "colocar" a nova informação no contexto da informação antiga.

De Matelda Dannenfelser

Marcus Luttrell é mesmo um herói? Porque é que ele ainda tinha 11 revistas quando os afegãos o encontraram? :: Como é que um sem-abrigo pode conseguir um bilhete de galgo?