A Apple fez um mau julgamento ao fazer a segunda câmera no grande ângulo do iPhone 11 em vez do zoom óptico?
Definidamente não! Há muitos aspectos nos quais a Apple tem feito julgamentos ruins, mas colocar uma lente grande angular no departamento de câmeras certamente não é um deles. Agora, eu diria a mesma coisa se a empresa colocasse uma lente zoom porque muitas pessoas a acham útil.
E é isso: ambos os tipos de lentes têm seu próprio nicho e casos de uso, e embora eu ache que uma lente grande angular é muito melhor do que uma lente zoom, eu posso definitivamente ver porque tantas pessoas estão chateadas com essa decisão. No entanto, eu apoio a Apple nesta decisão cem por cento.
E há muitas razões pelas quais eu faria isso, assim como as razões pelas quais alguém - incluindo eu - odiaria esta lente em particular. Então, vamos começar por descrever vagamente a tecnologia por trás da câmera grande angular do iPhone 11 (Pro, Pro Max).
Você não pode replicar um efeito grande angular através do software
Uma das diferenças entre o zoom e as lentes grande angular é que enquanto você pode criar artificialmente o efeito de uma, você não pode fazer o mesmo para a outra. Praticamente todo telefone que tem uma câmera normal pode alcançar o efeito de zoom através de sua ampliação digital que, sem surpresa, é basicamente um recorte da imagem original e um downsize a partir da resolução original.
Com wide-angle, você não pode alcançar o mesmo efeito porque não há maneira de um sensor poder ver algo que não vem através de uma lente. E como a lente é limitada em qualquer distância focal que suporte, ela não pode coletar luz além de suas bordas.
Essa é uma das coisas únicas sobre lentes grande-angulares. E é por isso que é ótimo que a Apple finalmente decidiu colocar essa funcionalidade adicional nos novos iPhones de bandeira porque a qualidade real da imagem em uma lente padrão é tão boa que se pode escapar mesmo com um zoom digital (embora eu ainda não o recomendasse).
Não é a lente mais nítida nem o sensor
Então, temos uma lente grande angular no iPhone 11, 11 Pro, e 11 Pro Max dispositivos, essa é a linha de fundo. Mas como é que eles funcionam na vida real? Bem, depende de onde você olha para ele. No que diz respeito à qualidade geral da imagem, é bastante boa e pode facilmente competir com outras bandeiras com a mesma funcionalidade.
No entanto, seria um eufemismo se eu dissesse que um sensor por trás da lente grande-angular é de qualidade inferior ao padrão. Quando você compara as imagens tiradas das duas lentes, você ficaria chocado com a nitidez e limpeza das imagens padrão em comparação com as imagens de grande angular macias e barulhentas.
Essa é a questão desta lente: ela simplesmente não é capaz de produzir as imagens de altíssima qualidade ao mesmo tempo em que coloca para fora uma distância focal de 13 mm. Se você sabe algo sobre câmeras e lentes, você deve estar ciente de que tais lentes exóticas são muito grandes e maciças. Isso é porque têm mecanismos de vidro muito complexos dentro delas e requerem muito espaço. E quando você embala toda essa complexidade em um espaço minúsculo, você simplesmente não pode esperar ter a funcionalidade e a qualidade todas ao mesmo tempo.
Como para o próprio ponto focal, uma lente de 13 mm é suficiente para tirar algumas fotos de ângulo realmente grande. Se alguém que leia isto não tiver estado em contacto com fotografia de grande-angular, espere para se surpreender com a visão focal desta lente. Quer dizer, se não segurar o seu telefone correctamente - ou seja, se os seus dedos estiverem salientes mesmo por um centímetro - a câmara irá colocá-los na fotografia. Então, na verdade é preciso um pouco de ajuste.
Mas os efeitos reais são realmente impressionantes. Para ver a largura que esta lente pode alcançar, aqui está a imagem para provar o ponto. Ela foi tirada não muito longe do prédio real, a cerca de dois ou três metros dele.
Uma transição perfeita do padrão para largo
Outra grande coisa sobre a câmera grande angular do iPhone é que a transição do padrão para um grande-angular é realmente perfeita. Quer dizer, se você tentar gravar um vídeo a partir do grande angular (se você começar a partir da lente padrão, você não será capaz de mudar para o grande angular) e depois mudar para a lente padrão, você terá muita dificuldade em pegar as diferenças em um esquema de cores ou sombras/altas. Isto é impressionante porque outros concorrentes neste segmento têm uma sincronização realmente terrível entre as lentes. Então, esse é um toque muito bonito pelo qual a Apple é conhecida.
Fala do vídeo, uma câmera grande angular, assim como a câmera padrão, permite capturar vídeo em uma resolução de 4K 60fps - quão impressionante é isso? Obviamente, o sensor terá dificuldade em capturar um vídeo de alta qualidade em um ambiente mal iluminado, mas isso ainda não é motivo para não gostar dessa lente. É realmente uma grande adição ao arsenal dos videógrafos smartphone.
Sem foco
E finalmente, vamos falar sobre esse notório mecanismo de foco. Quando comprei o iPhone 11, pensei que podia acender uma lente grande angular e focar onde eu quisesse. Para minha surpresa - e arrependimento - o sensor não está equipado com um mecanismo de focagem. Basicamente, a lente é ajustada de uma forma que quase tudo no disparo está no foco, o que se assemelha bastante a uma abertura máxima ajustada em uma lente normal. E se você sabe alguma coisa sobre lentes, você estará ciente de que elas não são as mais nítidas em, digamos, abertura f/22 ou f/32 (se você quiser escolher a melhor abertura para a nitidez, você pode ler este artigo). Então, isso é um pouco aborrecido.
P>Posto tudo, eu afirmo que a Apple não fez um mau julgamento quando colocou uma lente grande angular no iPhone 11 em vez de uma lente zoom. Com seus prós e contras, essa lente larga é algo que muitas pessoas vão gostar e achar útil em muitas ocasiões.