Fotografia: Qual é a diferença entre zoom óptico e zoom digital?
A câmera digital é apenas um avanço tecnológico da câmera analógica convencional. E assim, cada componente da câmera analógica deve ter sido atualizado ou alterado para trazer algumas improvisações. Esta discussão é um esforço para desvendar as alterações e fazer uma comparação entre o que foi e o que é! Esta discussão é assim focada num componente muito crítico de uma câmera (tanto analógica quanto digital), o zoom!Antes de fazer uma comparação, é importante discutir o significado do assunto, neste caso o zoom. Bem, uma lente zoom tem mais do que alguns componentes de vidro portáteis dentro dela. Ao ajustar esses componentes, a distância focal da lente pode ser alterada. A modificação da distância focal altera a distância de visão, bem como reduz o campo de visão, fazendo com que a imagem projetada pareça maior.
P>Preciso notar que tanto o zoom óptico quanto o zoom digital são componentes usados para ampliar uma imagem, mas funcionam em princípios fundamentalmente diferentes e aceitam resultados drasticamente diferentes. Em geral, os zooms ópticos sempre produzem uma imagem muito mais fina e avançada que o zoom digital.
Vista as funções destes zooms, em câmeras digitais que oferecem zooms ópticos funcionam da mesma forma que uma lente zoom de uma câmera analógica convencional. Uma lente convencional funciona acumulando raios de luz que são projetados sobre uma parte de um filme e, neste caso, de uma câmera digital com sensor óptico. A distância da lente do ponto de foco onde todos os raios de luz convergem é conhecida como a distância focal da lente. Ao contrário do zoom óptico, o zoom digital funciona variando os pixels na imagem final após a imagem ter sido capturada. O fato é que o mesmo número de pixels é coletado quando a fotografia é ampliada. A única coisa que altera é os raios de luz que são projetados sobre os sensores ópticos para perceber esses pixels.
É uma intuição comum que as lentes ópticas são muito melhores do que os zooms digitais. A razão é que os zooms das câmeras digitais são mais propensos a aplicações computacionais nelas do que a maioria das interações e expertises humanas. No entanto, também continua a ser um facto que os fotógrafos principiantes acham mais útil lidar com um zoom digital e também com a sua natureza amiga do computador. Lá o computador faz as tarefas intrincadas de encontrar alguma aproximação nivelada de cores que o pixel pode assumir como ele tinha capturado as imagens ou fotografias. Muitos algoritmos existem nesta área, mas talvez o algoritmo mais abundantemente usado envolva olhar para os pixels que são quase como vizinhos e chegar a um tipo de média. De qualquer forma o processo permanece muito complicado e seu resultado final é no que os usuários de zoom digital estão interessados.
Então a verdade final permanece que é inútil comparar os zooms digitais com os zooms ópticos. Talvez seja mais lógico comparar o zoom óptico com o zoom óptico e o zoom digital com o zoom digital. Estes dois tipos de zooms, tanto o óptico quanto o digital, têm algumas qualidades boas e más. Ambos têm algumas características e preferências extras em relação ao outro. E, portanto, não é prudente compará-los, mesmo que possa existir uma comparação. Os esforços então talvez parecessem comparar laranjas com maçãs!