O Early Windows inicializou o Vga. Os gráficos de PC modernos são 'VGA'?
Não, VGA é um padrão há muito ultrapassado, mas agora usado como um modo de menor denominador comum quando um driver para o seu hardware de vídeo real não está disponível, como o modo texto no passado, apenas para que você ainda possa acessar o sistema para corrigir o problema.
Versões anteriores do Windows, como na 1.0 e 2.0, usavam o modo CGA ou EGA (ainda mais antigo).
No início, havia apenas o modo texto de 80 colunas por 25 linhas de caracteres. Isto foi usado em DOS ou CP/M. Depois veio o Hercules monocromático, um modo gráfico mas apenas verde e branco com 720x348 pixels. Depois disso, o CGA (Color Graphics Adapter) que suportava 4 cores (geralmente um pouco feias) a 320x200 pixels de uma paleta de 16 cores. Depois houve o EGA (Enhanced Graphics Adapter) oferecendo 16 cores a 640x350 de uma paleta de 64 cores.
Graphics neste ponto começou a se tornar um pouco mais adequado para uso artístico, com jogos frequentemente interpolando vários padrões para simular mais cores do que estavam realmente disponíveis. Havia também modos disponíveis de fornecedores específicos como o modo Tandy que era realmente um CGA melhorado capaz de 640x200 com 16 cores, apenas as 16 cores básicas disponíveis com CGA em modos de baixa resolução e não a partir da paleta de 64 como com EGA.
VGA (Video Graphics Array) podia exibir 256 cores de uma paleta muito maior de 262.144 cores a 320x200 ou 16 cores a 640x480. Isto teria sido por volta do tempo do Windows 3.1. Ele suportava o ciclo de cores em modo de 256 cores (em DOS, de qualquer forma) onde a paleta poderia ser rapidamente alterada para obter uma espécie de efeito de quase-animação. Um programa chamado Fractint para gerar imagens fractal aproveitou isso para um efeito gee-whiz, e os jogos também o usaram.
SuperVGA saiu em seguida, que foi quando o padrão IBM começou a quebrar e as capacidades gráficas se tornaram mais específicas do fornecedor. Isso poderia significar 800x600 ou 1024x768 no modo 256 cores e quando "hi-color" e "true color" entraram na imagem, mostrando 32.768 ou 65.536 cores para "hi-color" ou 16.777.216 cores em "true color", com resoluções mais baixas do que no modo 256 cores. Geralmente, a mesma quantidade de RAM vídeo poderia ser usado para exibir uma resolução mais alta com um espaço de cor mais baixo ou vice-versa.
Estes vieram em torno do tempo de "Matrox gráficos" ou "S3 gráficos" antes de aceleração de hardware 3D geralmente tornou-se o fator importante e a conversa tornou-se sobre nVidia ou AMD e resolução / espaço de cor tornou-se tão padrão como quatro pneus em um carro.
Hoje, salvo a necessidade de padrão para o modo VGA, o espaço de cor é sempre verdadeira cor e a resolução de exibição corresponde ao máximo de pixels do seu display (s) como os displays modernos são digitais e não analógicos - o seu display 1440x900 tem que muitos pixels, período, e resoluções mais baixas são apenas emulada (e olhar muito pior do que resoluções mais baixas fez em um monitor analógico).
O termo "VGA" provavelmente vive simplesmente por causa do conector físico envolvido, uma porta de 15 pinos as mesmas dimensões que a porta anterior 9 pinos para as tecnologias anteriores. Esta é uma das únicas portas legadas ainda encontradas no hardware moderno, com quase tudo o resto excepto a tomada de áudio/microfone 1/8″ ter sido substituída por USB. É provavelmente apenas uma questão de tempo até que a VGA seja completamente substituída por HDMI, mas ainda podemos nos referir ao vídeo do PC como "VGA" da mesma forma que o ícone de salvar em aplicações continua a ser uma disquete.
Artigos semelhantes
- Posso ligar o PS4 ao Portátil usando HDMI (PS4) e VGA (Portátil)- Adaptador HDMI para VGA?
- Qual é a diferença entre Windows 10, Windows 10 KN, Windows 10 N, e Windows 10 Single Language?
- Devo optar por um processador Intel i5 6th gen com gráficos dedicados ou APU A10 7th gen com gráficos dedicados?
- Como serão os jogos gráficos PS6 e PS7, terá um nível de gráficos real em comparação com o ps5?