Será que todas as religiões do mundo tiveram origem numa raiz comum?
Dada a sua pergunta, podemos assumir que você não está desafiando a credibilidade da religião em geral ou a existência de uma superpotência, portanto podemos escolher ignorar completamente algumas das respostas que você já obteve.
Sim, todas as religiões têm a mesma religião de raiz. As três principais religiões, isto é, o Cristianismo, o Islamismo e o Judaísmo, subscrevem esta crença nos seus livros. Cada uma destas religiões afirma que toda a humanidade é originária de Adão e Eva. Cada religião acredita que Adão recebeu a verdadeira religião, que foi então ensinada à sua progênie. Cada vez que a espécie humana se extraviou, um novo profeta foi enviado para levá-los de volta à fé verdadeira. Cada uma dessas três religiões acredita que elas mesmas são a verdadeira encarnação da fé que Adão praticou.
Agora, em relação a todas as outras religiões, a forma como podemos traçar que elas têm uma raiz comum são as várias semelhanças. Por exemplo, vários estudiosos listaram várias semelhanças entre Hinduísmo/Bhuddismo/Jainismo e Islamismo/Cristianismo/Judaismo.
Even exemplos mais obscuros deste fenómeno podem ser vistos em várias pessoas aparentemente independentes com religiões aparentemente independentes que têm semelhanças chocantes.
Por exemplo, veja-se o caso da antiga Religião Hopi. Esta religião era praticada amplamente pelos nativos americanos. Um dos aspectos chave da ideologia Hopi é a sua previsão de eventos antes do fim do mundo como o conhecemos. Uma dessas predições fala de uma Estrela Azul, que aparecerá no céu e marcará o início até o fim dos dias. Na verdade, a estrela de que se fala é a Estrela de Belém, que não é realmente uma estrela mas o alinhamento perfeito de Vênus e Júpiter no céu noturno da Terra. A última vez que esta estrela apareceu, pouco antes do nascimento de Cristo. (nota : os avistamentos mais recentes foram em 2015)
Por várias coincidências tão improváveis entre a evolução aparentemente independente de algumas religiões e civilizações levou vários teólogos a acreditarem na teoria de Uma Religião.