Qual é a origem da frase comum "Oh meu Deus"?
A expressão "Oh meu Deus!" e a sigla "OMG" foram parte da ascensão da cultura pop de San Fernando "Valley Speak" dos anos 80.Compositor e comentador social, Frank Zappa não perdeu tempo em satirizar o tropo na sua canção, "Valley Girl" (1982), na qual a sua filha, "Moon Unit" (Unidade Lunar), entusiasmada com uma série de frases do dia, "Oh, meu Deus!", "Eu sou como...", "Como, totalmente!"etc.
p>No ano seguinte, o filme de Nicolas Cage "Valley Girl" cimentou a propagação do meme. A cultura adolescente falhou em ver a ironia nos dois retratos - as expressões espalhadas pelo mundo. O Google Ngram mede a ocorrência de palavras ao longo do tempo em text:Você encontrará estudiosos que apontam a mais antiga instância secular tanto do O.M.G. como de "Oh! Meu Deus!" na impressão foi de First Sea Lord John Fisher numa nota para Winston Churchill em 1917:
As frases de Lord Fisher tiveram zero impacto no seu uso na cultura popular, nem o uso histórico das palavras em alguns hinos litúrgicos cristãos. A cultura jovem não existia no mundo ocidental até os anos 1950/60. Se estendermos o Ngram do Google no tempo antes de 1980, isto é claro:
A prática da geração anterior com juramentos era "eufemismo" - em oposição a "blasfemar" - substituindo "gosh", "golly" e "gee" pela palavra "deus". A frase e a sigla, "Oh meu Deus/OMG" realmente tomou posse nos anos 90 e atingiu o auge com tropas de "texto" em 2005.
O falecido, grande Zappa provavelmente ficaria satisfeito em saber que o uso do meme está caindo à medida que a cultura jovem se transforma novamente e outra geração traz novas frases em jogo.
OMG! Você pode agradecer a Frank Zappa, Nicolas Cage e Nokia por "Oh meu Deus!"
Artigos semelhantes
- Qual é a origem da frase: "Dez-quatro, bom amigo"?
- A frase "Actualizar-lhe-emos o estado em breve" é uma frase correcta?
- O que exatamente aconteceu quando Moisés pediu para ver Deus e Deus deixou Moisés ver apenas as Suas costas, e por quê?
- É Javé, o Deus do Antigo Testamento, o deus que os cristãos adoram?