Como dar crédito a um vídeo que encontrei no YouTube para que eu não tenha problemas por violação de direitos autorais
Dar crédito é uma coisa responsável e apropriada a fazer para evitar acusações (ou suspeitas) de plágio (pegar as idéias de outra pessoa e deturpá-las como suas) e muitas vezes é uma exigência de termos de licenciamento ou permissões, mas não tem nada a ver com direitos autorais e é irrelevante nesse contexto.
A partir da lei de direitos autorais dos EUA (desde 1976), o criador de qualquer conteúdo tem um copyright sobre esse conteúdo no momento em que ele é fixado em uma forma tangível de expressão. Portanto, se está na forma de vídeo agora, a pessoa ou entidade que criou esse conteúdo é a proprietária dos direitos autorais, e isso seria uma violação dos direitos autorais (ou seja ilegal) para qualquer outra pessoa usá-lo sem sua permissão... não importa quantos créditos, agradecimentos, referências, citações, negações, ou o que você fornecer.
Se você obtiver sua permissão &/ou uma licença para usá-lo, você pode colocar informações sobre a fonte e a licença/permission tanto na descrição quanto no próprio vídeo (os termos específicos do que eles requerem e como ele deve ser transmitido devem ser explicados na licença ou permissão que você recebe).
Mas até que você receba sua permissão ou uma licença para usá-lo, nenhum crédito ou reconhecimento o ajudará a evitar cometer infração de direitos autorais; está infringindo o momento em que você pega algo que não lhe pertence e o coloca sem a permissão deles.
Veja também a minha resposta a Does putting "no copyright infringement intended" na descrição do vídeo no YouTube faz realmente alguma coisa?
P.S. - Se você está falando de outro contexto, como um trabalho acadêmico ou um trabalho escrito onde você quer fazer referência a esse vídeo, siga o guia de estilo para essa área ou escola em particular no que diz respeito a como fazer referência ou citar o vídeo. Se você está falando de uma ferramenta de mídia social, use o link ou botão "compartilhar" deles (ou forneça a URL original); dessa forma você não está roubando e depois redistribuindo o conteúdo deles, mas simplesmente ligando as pessoas ao local onde você o encontrou. Se você está falando de outro lugar na Internet, você pode usar o código embutido (se eles permitiram isso) ou fornecer um link; um crédito ou reconhecimento é geralmente apropriado, mas não há infração se você estiver simplesmente direcionando as pessoas para vê-lo onde você o encontrou.
Artigos semelhantes
- Ainda é violação de direitos autorais se você atrasar ou acelerar um clipe de áudio protegido por direitos autorais para uso em uma música?
- O meu canal YouTube pode ser monetizado se eu tiver apenas reivindicações de direitos autorais (não greve de direitos autorais)?
- Se eu ler de um livro e o colocar no YouTube, isso é uma violação de direitos autorais?
- Violação de Direitos Autorais: É um crime ver filmes no Youtube?