Que teclados são bons para a programação?
Bom é um termo um pouco subjectivo. Há vários aspectos em jogo: resposta táctil, ruído, tamanho/espaço, durabilidade e disposição; cada pessoa (particularmente um profissional perspicaz) atribui diferentes níveis de importância a cada um.
Tem sido a minha experiência que mudar para um teclado ergonómico pode de facto aliviar a dor RSI (lesão por stress repetitivo) a curto prazo, mas a longo prazo é melhor evitar tais problemas mudando permanentemente para um teclado melhor (leia-se: melhor resposta táctil, menos força necessária para carregar nas teclas, etc.). Por exemplo, o Microsoft Natural Ergo 4000 tende a perder muito de sua velocidade inicial após um ou dois anos de uso; como este é um processo demorado, os usuários tendem a simplesmente ajustar sua técnica de digitação em vez de substituir o teclado completamente. A força adicional empregada pelo usuário para contrabalançar o feedback tátil reduzido basicamente compensa qualquer benefício que o layout ergonômico transmite em primeiro lugar.
Posso recomendar pessoalmente os seguintes modelos:
<
Para leitura adicional, há um guia bastante exaustivo em http://www.overclock.net/keyboards/491752-mechanical-keyboard-guide.html que vai em terminologia, diferentes tecnologias e até modelos específicos.
Artigos semelhantes
- Os teclados de jogos são bons para programação?
- Existe uma vantagem ergonómica/cognitiva para os cegos usarem teclados braille em vez dos teclados QWERTY?
- Porque é que os teclados QWERTY não se tornaram obsoletos e/ou não foram substituídos por teclados Dvorak?
- Porque é que nos teclados de ecrã normalmente se usam teclados ABC vs. QWERTY?