Casa > P > Porque É Que A Frequência É De 455 Khz?

Porque é que a frequência é de 455 kHz?

455 kHz é a Frequência IF ou Intermediária utilizada na maioria dos receptores de radiodifusão AM. O sinal de entrada é alterado por um misturador até esta frequência para amplificação e desmodulação.

Na maior parte do mundo, o espaçamento entre canais AM é de 9 kHz - a distância entre um canal e outro. Nos EUA, é 10 kHz.

O receptor funciona tendo um oscilador local sintonizado numa frequência que é a frequência de entrada desejada, mais o IF. Então para receber a transmissão em, digamos, 558 kHz, o oscilador local está sintonizado em 558 + 455 kHz, ou 1,013 kHz. Se houver um sinal chegando a 455 kHz acima disso (1.468 kHz), então isso também produzirá o IF de 455 KHz. Esta frequência é chamada de "imagem" de 558 kHz. Duas coisas reduzem o efeito da imagem. Uma é que o primeiro estágio do receptor também tem um circuito sintonizado que sintoniza 558 kHz e rejeita 1468 kHz - este circuito sintonizado é variável e é alterado pelo botão de sintonia, juntamente com a freqüência do oscilador local.

Mas a outra coisa a notar é que como o IF (455 kHz) não é totalmente divisível por 9 ou 10 kHz, a freqüência da imagem não é na verdade uma freqüência de transmissão válida - ela é detonada por 1 kHz da freqüência válida mais próxima de 1.467 kHz. Isto significa que qualquer sinal na frequência da imagem não vai ser sintonizado correctamente, ajudando a rejeitá-lo em comparação com a frequência desejada (embora pela mesma razão um sinal forte em 1467 kHz vá criar uma heterodina de 1 kHz, o que seria particularmente irritante se tivesse acompanhado o seu programa de rádio favorito - embora possa ser preferível a uma heterodina de ~0Hz que causaria uma grande perda de frequência).

Muitas frequências IF teriam esta propriedade, mas 455 kHz atinge um bom equilíbrio entre rejeição de imagem e a necessidade de um design de receptor mais complicado e caro. Receptores anteriores usavam frequentemente 470 kHz, e embora isto tenha uma característica "detuning" semelhante para canais de 9 kHz, não o faz para canais de 10 kHz. Portanto, 470 kHz seria uma escolha mais pobre para os receptores dos EUA.

Como os fabricantes mudaram para uma produção mais global, especialmente com o aumento da produção no Extremo Oriente nos anos 70, uma escolha universal de 455 kHz foi estabelecida em vez de 470 kHz. Tendo um padrão mundial que funcionava tanto no espaçamento de canais de 9 e 10 kHz, os componentes necessários podiam ser fabricados em maiores quantidades, reduzindo ainda mais os preços. Não há nada de verdadeiramente mágico no 455 kHz, é apenas um número que funciona, então porque não? Uma vez que todos começaram a usar os mesmos componentes para construir receptores, ele simplesmente se calcificou como "o" valor que todos usavam.

Eu também devo advertir que minha resposta é baseada em uma consideração da física do rádio, e minha observação de que houve uma mudança de 470 kHz para 455 kHz durante os anos 70, e como os fabricantes operam. O resto é apenas especulação - eu não tenho nenhum conhecimento interno do que os fabricantes de rádio japoneses estavam realmente pensando naquela época, então tudo isso pode estar errado.

De Muslim Nassar

Como inserir uma fórmula para alternar linhas no Excel :: O que é a regra Garner vs. Murray?