Porque é que quebrar o stress é menos do que stress final?
O stress de ruptura é' não é realmente menos do que o stress final! Na verdade é'é mais alto. Então porque é que o diagrama Stress-Strain o diz? Bem, nós o desenhamos dessa forma!esperemos que ele's entendemos que estamos falando de material dúctil (materiais frágeis não'têem qualquer rendimento apreciável, eles apenas quebram quando o Stress Supremo é atingido, razão dada abaixo.
">Após o material atingir o ponto de rendimento, ele começa bem, cedendo. Em muitos materiais, o rendimento é acompanhado por um endurecimento do trabalho (Strain hardening). Se considerarmos uma estrutura de cristal impecável para o material antes de ceder, então como ele produz algumas falhas são introduzidas, chamadas deslocamentos. Estes deslocamentos evitam a formação de mais deslocamentos, o que significa que o material se torna mais forte. Esta é a razão pela qual o stress continua a aumentar, mesmo quando a tensão se acumula.
Agora, note que à medida que a deformação aumenta, a secção transversal está a diminuir. Mas quando desenhamos o diagrama de tensão de deformação ainda estamos usando a seção transversal original do material porque manter o controle da seção transversal à medida que o material deforma não é fácil.
Então, uma vez que o material passa a região de tensão final, a deformação é drástica, o que é chamado de "necking". Até que o agarrar começa a distribuição da tensão e, portanto, a tensão é uniforme em toda a seção transversal do material. Mas, em algum momento, quando o endurecimento em um ponto local diminui em comparação com o resto da seção transversal, a deformação torna-se concentrada nessa área. A deformação então se torna localizada (pescoço). Este pescoço propaga-se por toda a área, e finalmente se rompe. Eu não sei realmente a causa exata do pescoço; presumo que seja devido a imperfeições na geometria da estrutura.
Então, para resumir, se você considerar a área da seção transversal real no momento da ruptura, a tensão na qual a ruptura ocorre é maior que a tensão final.