Casa > O > O Que Devemos Aprender Com A Tribo De Zebulom Na Bíblia?

O que devemos aprender com a tribo de Zebulom na Bíblia?

A tribo Zebulun veio da linhagem de Jacob e Leah. Ele era o sexto filho da esposa de Jacó, Leah. Sendo a esposa menos amada, Leah ficou especialmente satisfeita com o nascimento do rapaz. O nome que ela lhe deu reflectia a esperança de que a sua posição com Jacó seria melhorada. Leah exclamou: "Finalmente, o meu marido vai tolerar-me, porque lhe dei seis filhos." Zebulun acabou por se tornar o pai de três filhos - Sered, Elon e Jahleel. (Ge 46:14)>p>Sobre um ano depois que os israelitas foram libertados da escravidão no Egito, os homens capazes desta tribo de 20 anos de idade para cima eram 57.400. Um segundo censo feito no final dos 40 anos de peregrinação de Israel no deserto revelou um aumento de 3.100 machos registrados. (veja Números 26:26,27) No deserto, a tribo de Zebulom, ao lado das tribos de Judá e Issacar, acampou no lado E do tabernáculo. Esta divisão de três tribos foi a primeira na ordem de marcha. Eliab, filho de Helon, serviu como chefe do exército zebulunita.p>P>Regregistando a herança da tribo de Zebulom, o patriarca moribundo Jacó afirmou: "Zebulom residirá à beira-mar, e estará à beira-mar onde os navios estão ancorados; e o seu lado remoto será em direcção a Sidon." (veja Gênesis 49:13) Já que Sidom era para o N de Israel e já que o território de Zebulom seria para Sidom, a localização do território de Zebulom seria para o norte. Embora não fazendo fronteira direta com o mar, a área designada para Zebulom estava situada entre o Mar da Galiléia no E e o Mediterrâneo no W e, portanto, deu aos zebulunitas fácil acesso a ambos os corpos de água. Assim, eles podiam facilmente se envolver no comércio, o que pode ser aludido pelas palavras de bênção de Moisés: "Alegra-te, ó Zebulom, na tua saída." (Deuteronómio 33:18)

Um par de pontos notáveis desta tribo são:

Zebulom produziu guerreiros notáveis. A tribo de Zebulun produziu guerreiros corajosos. Dez mil homens de Naftali e Zebulun responderam ao chamado de Barak para lutar contra as forças sob o comando de Sisera (Juízes 4:6,10) Após a vitória, Barak e Deborah cantaram: "Zebulom era um povo que desprezava as suas almas até à morte." Entre os que apoiavam Baraque estavam os zebulunitas "manuseando o equipamento de um escriba", evidentemente homens encarregados de numerar e matricular os guerreiros.

Zebulunitas também vieram ao Juiz Gideon em resposta ao seu chamado por guerreiros. (Juízes 6:34,35) Entre os partidários de Davi estavam 50.000 zebulunitas, homens leais que não tinham "um coração duplo". Durante o reinado de Davi os zebulunitas evidentemente tinham uma participação notável em subjugar os inimigos de Israel.

Zebulunitas também tinham uma boa atitude em relação à verdadeira adoração. Na segunda metade do século oitavo AEC, indivíduos da tribo de Zebulom se humilharam e responderam ao convite do rei judeu Ezequias para assistir à celebração da Páscoa em Jerusalém. Séculos depois, em cumprimento da profecia de Isaías (veja Isaías 9:1,2) Cristo Jesus pregou no território do antigo Zebulom e aparentemente encontrou ouvidos auditivos lá (compare Mateus 4:13-16).

De Tisbe

Como instalar o Kodi numa Xbox One :: Qual é o melhor Kodi build para Windows 10?