As pessoas que usam o WeChat estão a ser espiadas pelo governo chinês?
Receio bem que sim. O meu cônjuge e eu vivemos na China Continental durante nove anos. Ela é uma grande usuária do WeChat. Recentemente ela começou a assistir vídeos sobre os protestos de Hong Kong e o Falun Gong (um grupo espiritual). Agora ela recebe chamadas em chinês dizendo que eles são da T-Mobile (ela nunca foi assinante da T-Mobile) e que ela deve ligar para eles ou eles vão desligar o serviço dela. (Um Seattle número um do seu caso.)Então isso é uma anedota. Mais dados vêm do povo de Hong Kong. O treinamento dos manifestantes diz que eles não devem dizer nada crítico sobre a China continental ou ter o WeChat no telefone deles, pois o governo continental vai usar isso para localizá-los e fazer com que eles sejam presos ou sequestrados e colocados em algum tipo de detenção ou mesmo assassinados.
Outra anedota: o chinês continental informa que eles são convidados para o chá pela polícia local se eles têm postado sobre tópicos sensíveis no WeChat.
P>Pode o aplicativo espiar você se você não usá-lo? Acontece que isso não só é possível, mas está documentado que foi o caso com outros aplicativos, como o aplicativo do Facebook, que poderiam gravar suas conversas.
Você tem algum impacto se você não for chinês? Isso depende. Aplicativos espiando você desgastando a bateria do seu telefone mais rápido, usar o seu plano de dados ou usar espaço de armazenamento.
Que informações eles poderiam coletar? Gravações de voz, histórico de navegação, seu número de telefone (eles têm o da minha esposa), e sua localização.
Artigos semelhantes
- O governo chinês monitoriza as conversas no WeChat?
- Qual é o nome do aplicativo móvel desenvolvido pelo governo indiano para rastrear casos infectados pelo coronavírus na Índia?
- A BBK Electronics (controladora da Oppo e Vivo) é propriedade do governo chinês? Há alguma evidência direta mostrando isso?
- A Lenovo é propriedade do governo chinês?