A Lenovo é propriedade do governo chinês?
É uma ironia que a Lenovo tenha dito ao povo chinês que é uma empresa internacional sediada em Morrisville, NC, enquanto os americanos podem pensar que esta empresa é propriedade do governo chinês.Pelo que sei, esta empresa tem laços obscuros com o governo chinês. A antecessora desta empresa foi a Sexta Instituição de Tecnologia Informática, Academia Chinesa de Ciências. Nos anos 80, após as ondas de privatização, Liu Chuanzhi, juntamente com um famoso cientista informático Ni Guangnan que inventou o "cartão de caracteres chineses", dividiu uma empresa de responsabilidade limitada da sexta instituição de tecnologia informática e chamou-a de "Lenda". Mais tarde Ni Guangnan desistiu e voltou à Academia Chinesa de Ciências porque tinha uma visão diferente da de Liu. Em geral, Ni é um cientista patriota, ele esperava criar alternativas ocidentais independentes da tecnologia estrangeira. Por contrato, Liu Chuanzhi é um homem de negócios ambicioso, ele desejava alcançar um sucesso comercial impressionante, então ele mudou a empresa para Lenovo significando não apenas uma lenda, mas também inovadora.
Nos anos seguintes, a Lenovo comprou a IBM's PC LOB e gradualmente se tornou o maior fabricante de PCs deste mundo. Liu Chuanzhi também obteve enorme sucesso, ele se tornou um padrinho do empreendedorismo na China. Mas a Lenovo nunca poderá se tornar uma grande empresa sem o apoio do governo chinês's. Após o protesto da Praça Tiananmen em 1989, o maior concorrente da Lenovo, o grupo Sitong, foi fechado porque Wan Runnan, o fundador do Sitong, é um simpatizante estudantil. Pelo contrário, Liu Chuanzhi é pró-governo, então ele conseguiu o que queria: O maior comprador da Lenovo é o governo chinês. Eu trabalhei com vários governos e setores públicos, todos os PCs deles foram comprados da Lenovo, sem exceção. Além das taxas alfandegárias, ThinkPads ainda estão sendo vendidos a um preço muito mais alto na China do que nos EUA, porque algumas pessoas do governo precisam receber propinas, isso é praticamente um protocolo de negócios não escrito na China.
Eu costumava trabalhar em alguns projetos de TI com a Lenovo Beijing há alguns anos atrás, tenho que dizer que essa empresa listada nos EUA se assemelha em sua maioria às típicas SOEs chinesas. A sua estrutura organizacional não é muito diferente de uma SOE, a sua burocracia, a sua hierarquia rígida são todas iguais. Duas coisas que me deixaram uma profunda impressão: uma é basicamente cada gerente, independentemente do nível, tem uma sala de escritório separada, sem dúvida, as portas estão fechadas o dia todo. A outra coisa é que a gerência desta empresa parece estar bastante obcecada com reuniões e don'não se importa muito com o que seus clientes pensam, a cada dia há reuniões enfadonhas como maratonas que mal fazem sentido.
De acordo com a informação pública, a Lenovo não pertence nem é controlada diretamente pelo governo chinês, no entanto, na China, a informação pública pode ser bastante enganosa às vezes. Você pode pensar sobre isso: se sem uma profunda ligação com o governo chinês, como Didi Chuxing (China's Uber), cujo CEO é Liu Chuanzhi's filha de Jean Liu Qing, poderia operar em toda a China sem uma licença válida? Você pode, como uma pessoa comum, fazer isso também?
Artigos semelhantes
- A BBK Electronics (controladora da Oppo e Vivo) é propriedade do governo chinês? Há alguma evidência direta mostrando isso?
- Pode o Socialismo/Marxismo/Comunismo trabalhar sem a coerção forçada da propriedade produtiva e a ab-rogação da propriedade privada?
- As pessoas que usam o WeChat estão a ser espiadas pelo governo chinês?
- O governo chinês monitoriza as conversas no WeChat?