O que é um burn-in de CPU?
Na verdade não tinha ouvido esse termo até agora, mas depois de uma rápida pesquisa no Google, determinei que queimar numa CPU é apenas mais um termo para o que sempre chamei de "teste de estresse" ou "teste de estabilidade".
O que é um teste de estresse?
Basicamente, ele apenas dá à sua CPU (ou GPU) uma carga de trabalho realmente monstruosa, possivelmente apenas algumas tarefas simples ou benchmarks repetidos indefinidamente. Isto essencialmente coloca uma carga de 100% no seu CPU, que pode ser útil para testar várias soluções de resfriamento, estrangulamento térmico ou estabilidade do sistema. É basicamente o mesmo que empurrar o pedal do acelerador até onde ele irá em um carro. Uma aplicação útil é testar térmicas, consumo de energia e ruído no pior cenário.
Se você fizer um teste de estresse simultâneo da CPU e GPU, você pode basicamente garantir que (assumindo que a temperatura ambiente não mude) o sistema não vai ficar mais quente, mais alto ou consumir mais energia do que consumiu durante o teste de estresse. Tecnicamente, para dizer isto com segurança, você teria que estressar literalmente todos os componentes, mas discos rígidos, SSD's, RAM, ventiladores, etc. consomem quantidades insignificantes de energia quando comparados com CPU's e GPU's. É por isso que CPU's e GPU's são os únicos tipos de componentes que normalmente têm pelo menos uma ventoinha só para eles.
Devo fazer um teste de stress?
Se você estiver fazendo overclocking, definitivamente. Não sou um overclocker muito experiente, mas depois de fazer alguma pesquisa, decidi testar a estabilidade do meu overclock fazendo um teste de tortura Prime95 durante 24 horas. Se desligasse nesse tempo ou devolvesse algum erro no teste de tortura, eu não considerava esse overclock "estável". Depois de alguma tentativa e erro, consegui o meu FX-4300 a 4.2 GHz em alguma voltagem estranha (não me lembro exactamente). Eu fiz o teste de estresse por 24 horas, e não retornou nenhum erro. (Note que eu usei o teste de tortura do Prime95 especificamente porque ele executa uma grande variedade de cálculos na CPU e verifica o resultado. Se o overclock for instável, ele pode retornar alguns resultados incorretos dos cálculos, o que pode facilmente levar a um BSoD se um erro de cálculo acontecer na hora errada.)
Se você estiver testando soluções de resfriamento, um teste de estresse pode ser uma boa maneira de garantir que ele seja capaz de resfriar seu processador enquanto se mantém dentro dos parâmetros de ruído aceitáveis. Se estiver muito alto, você pode tentar fazer pouco barulho ou subvoltar sua CPU, mas uma opção muito mais aconselhável seria apenas obter um melhor resfriador de CPU.
Quão seguro é?
Pretty safe. Embora seja verdade que CPU's e GPU's podem se destruir se ficarem muito quentes, basicamente qualquer coisa feita na última década ou mais tempo terá salvaguardas embutidas para evitar falhas catastróficas. Primeiro, eles têm sensores de temperatura embutidos, e constantemente mantêm o controle de sua temperatura para garantir que eles fiquem dentro dos parâmetros seguros. O quão quente é seguro varia para cada família de processadores, mas ele será enviado da fábrica com um conhecimento de seu próprio limite térmico. Basicamente, qualquer coisa dentro desse limite térmico é completamente seguro para executar seu chip em.
Se uma CPU (ou GPU) começar a se aproximar desse limite térmico, a placa-mãe (ou placa gráfica) irá acelerar os ventiladores esfriando diretamente o chip. Na maioria dos casos, isso será suficiente para mantê-lo resfriado o suficiente, especialmente em desktops. Mas se não for, então o acelerador térmico se acelerará. Basicamente, o acelerador térmico é um método de auto-sobre-relógio como uma salvaguarda contra sobreaquecimento. Isto é bastante comum em telefones, onde os processadores são resfriados passivamente e não têm muito espaço para um dissipador de calor. Se você executar um benchmark em um telefone várias vezes seguidas, você pode notar que a pontuação diminui ligeiramente à medida que o acelerador térmico se torna mais frio (relativamente). E se tudo isto falhar, simplesmente irá cortar a energia. Se um computador ficar muito alto, então desliga-se completamente ou lança um ecrã azul, provavelmente foi isto que aconteceu. Eu não me lembro de ter visto isso acontecer em primeira mão, pois é muito raro ter uma solução de resfriamento tão ruim a menos que tenha sido instalado inadequadamente.
Agora, mesmo que seu sistema recorra ao pior cenário, os sistemas operacionais modernos são realmente bons em lidar com perdas repentinas de energia. Desde que você salve quaisquer documentos abertos e feche todos os programas só por segurança, você estará bem. Dito isto, eu ainda recomendo que você fique de olho nas temperaturas do seu chip durante o teste de estresse, e se ele estiver constantemente atingindo a temperatura máxima de operação do seu processador específico, eu recomendo desligar o teste de estresse e ajustar algumas coisas. Você provavelmente pode apenas ajustar o alvo térmico da BIOS e ela deve tomar conta do resto. Eu o ajustei para que minha placa-mãe atinja uma temperatura 10 C menor que o limite térmico, para que a ventoinha da CPU gire um pouco mais rápido quando estiver estressada, mas nunca ultrapasse esse limite de termperatura.
Adicionalmente, cerca de um mês atrás eu instalei o cliente Stanford's Folding @ Home, que basicamente usa tanto minha CPU quanto GPU para simulações de dobra de proteínas enquanto eu não estiver usando. Em outras palavras, meu computador está sendo colocado sob um cenário de teste de estresse por várias horas de cada vez, às vezes quase 20 horas por dia. Na verdade, houve um período de vários dias em que eu não o usei e apenas o deixei para dobrar. Com um ligeiro overclock na minha CPU. Eu ainda não o desliguei por causa disso, ou até mesmo fiquei mais alto do que um zumbido ligeiramente audível.
Ouvi dizer que componentes constantemente estressantes podem encurtar sua vida útil, mas não ouvi muitas evidências sólidas para apoiar esta afirmação, então eu não colocaria muito estoque nisso.
Por quanto tempo eu deveria fazer isso?
Se você estiver testando acústica ou térmicas, basta usar uma aplicação de monitoramento do sistema para observar as velocidades e temperaturas dos ventiladores. Uma vez que parem de aumentar, você é bom. Na minha experiência, eles geralmente estabilizam após cerca de 10-20 minutos, mas depois eu lhes daria um pouco mais de tempo se você realmente quiser ter certeza.
Se você estiver fazendo overclocking, como mencionado anteriormente, eu almejaria 24 horas. Se você puder, fazer um overclock ainda mais longo lhe daria ainda mais certeza de que seu overclock é estável, mas eu acho que 24 horas é tempo suficiente para pegar praticamente qualquer instabilidade que você possa ter.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre uma CPU de console e uma CPU de PC?
- Qual é a diferença entre um socket 'CPU FAN', um socket 'CPU OPT' e um socket 'SYS FAN' na placa-mãe?
- O que é o screen burn-in e como posso preveni-lo no meu OnePlus 6T?
- Devo continuar a utilizar o Pixel 2 XL mesmo depois de os telefones terem tido problemas de "burn-in" no ecrã?