Quais dSLR ISOs são ISOs 'verdadeiras' e quais são ISOs 'intermediárias' / computadas?
Isto está relacionado com as diferentes formas de funcionamento de filmes e exposições digitais. Resposta curta - they're todos "computados".Com filme, filmes diferentes teriam números diferentes de locais de reação química por área, e isso é o que lhe daria diferentes sensibilidades à luz. As sensibilidades foram padronizadas e chamadas de números da ASA (American Standard Association).
Em uma câmera digital, há um microchip que atua como um sensor de luz, e ele tem uma determinada sensibilidade à luz, ou seja, um certo número de fótons que entram provoca um determinado sinal de tensão de saída. O hardware dentro da câmera então amplifica o sinal para o nível desejado. Assim, se sua câmera estiver definida para ISO 100, o sinal é amplificado para que o brilho da imagem de saída seja o mesmo que teria sido para o filme em ISO 100. (Note que a I'tinha visto em algumas críticas de câmeras Canon mais antigas que o brilho das imagens "ISO 100" era na verdade equivalente a cerca de ISO 133, mas não sei se esse ainda é o caso).
Isto tem 2 efeitos principais. Primeiro, o sinal tem ruído nele. Imagine aumentar o volume de uma música realmente suave, e você pode muitas vezes ouvir algum cackle e pops - ruído de áudio. Se você amplificar muito o sinal do sensor da sua câmera, então você terá ruído visual, e é por isso que as imagens em alta resolução não ficam tão bonitas. No entanto, os fabricantes de sensores têm feito enormes melhorias nos últimos anos. Na minha Nikon D70, qualquer coisa acima de ISO 800 começa a parecer ruidosa, enquanto as câmeras atuais podem ser amplificadas 4 vezes mais, sem ruído extra.
A segunda coisa muito interessante sobre isso é que como a câmera está amplificando um sinal base, não há razão para que ela tenha que ser limitada a números redondos. Vamos dizer que você quer tirar uma imagem de uma cachoeira, e você quer que a água veja as gotas de água caindo (ao invés de fazer parecer suave), e você quer ter uma profundidade de campo muito fina. Pode escolher a velocidade de obturação e a abertura, e se a câmara estiver bem configurada, deixe-a calcular a amplificação de sinal apropriada (ajuste ISO) para ter uma boa exposição. Pode ser ISO 486. Se a luz diminui ligeiramente, pode ser ISO 523. Este tipo de ajuste não é possível com filme, ninguém fabrica esses números estranhos, e você não gostaria de trocar um novo rolo cada vez que a luz muda.
Artigos semelhantes
- Quem é o melhor professor para as aulas de condução de canetas intermediárias CA?
- Quais são as verdadeiras séries ousadas da web indiana?
- A experimentar uma seca de podcast. Quais são alguns bons podcasts de crimes verdadeiros ou de histórias verdadeiras?
- O tiro com arco ajudaria a minha habilidade com espingardas verdadeiras?