Porque é que a LG é o único fabricante que fabrica televisores OLED?
Os televisores OLED são caros, e provavelmente só há procura suficiente para manter um fabricante de painéis ocupado. A LG entrou em produção em volume de OLED primeiro e tem continuado a investir na tecnologia; até agora ninguém mais a viu como uma oportunidade de mercado suficiente para entrar no mercado. Outros fabricantes de OLED optaram por se concentrar em painéis menores para telefones, tablets, laptops, fones de ouvido VR e wearables. É provável que pelo menos um fabricante chinês venha a oferecer painéis de TV OLED no futuro; se os virmos nos EUA, é provável que apareçam em marcas de valor como Vizio, ou talvez sob uma nova marca que pertença ao fabricante de painéis.Sony fez a primeira TV OLED em 2008. Era muito cara e só era feita em pequenas quantidades. Tinha um ecrã 11″ com uma resolução de 960x540. A Sony nunca acompanhou com TVs de consumo adicionais, embora eles tenham feito um monitor OLED profissional para produção de filmes e TV.
Samsung, um dos grandes fabricantes de telas OLED menores, optou por desenvolver a tecnologia QLED para suas telas de grandes dimensões. O QLED é uma versão modificada da tecnologia LCD; os LCDs ainda são usados como micro-pistões seletivos para luz, mas a luz de fundo é azul puro e as cores vermelha e verde são produzidas quando os pontos quânticos são atingidos pela luz azul. O QLED produz cores mais puras e maior brilho do que um LCD convencional com luz de fundo LED branca, mas como o LCD padrão não pode produzir pretos puros.
Samsung também está trabalhando em outra tecnologia, Micro LED, para displays REALMENTE grandes; pense em 100″ e acima. Isso usa milhões de pequenos LEDs convencionais (não LEDs orgânicos) para produzir o display. É basicamente um Jumbotron em um tamanho físico menor. Eles devem ser menos propensos à queima da tela do que os monitores OLED e têm potencial para serem muito grandes, mas não serão baratos em breve. Tal como o OLED, um ecrã Micro LED pode produzir pretos puros.
Existem agora algumas outras marcas de televisores OLED, incluindo Sony, Panasonic, Toshiba e Philips. (Nem todos estão disponíveis nos EUA.) Mas todos eles estão usando painéis da LG e fornecendo seus próprios eletrônicos e armários.