O bombardeiro britânico Lancaster era melhor que o bombardeiro B-17 dos EUA?
Depende da sua missão. Indo em Wiki os números o Lancaster tinha aproximadamente 20% mais alcance (2.500 milhas v 2000 para o B17).(Na verdade estou tendo incríveis problemas para descobrir as cargas máximas de combustível para cada avião. Você pode "adivinhá-lo" subtraindo as cargas normais de bombas do peso máximo de decolagem menos o peso vazio). Ambos os aviões estavam cerca de 36.000 lbs vazios e tinham pesos de descolagem normais e máximos semelhantes, sugerindo que o Lanc está a transportar menos combustível e mais bombas.
Carga normal da bomba era de 4-8.000 lbs para um B17 e 14.500 para um Lancaster (as missões Tallboy e Grandslam foram raras). O enorme compartimento da bomba permitiu ao Lancaster transportar rotineiramente uma única bomba de 4000 ou 8000 lb. Também era possível transportar grandes quantidades de incendiários. É raro para um B17 carregar qualquer coisa além de bombas HE de 500 ou 1000lb.
Edited to add this pic showing the diverse bombload a lanc could routinely carry:
Isso ignora as versões modificadas que podiam carregar grandslam, tallboy ou bombas de manutenção.
O Lancaster era muito mais poderoso. Para irritar as tripulações do B17 os Lancasters iriam em "voos de teste" para East Anglia, voariam ao lado de um B17, fechariam 3 dos 4 Merlins e depois acelerariam e subiriam para longe do B17. Além do esforço horrendo de mantê-lo nivelado, um Lancaster poderia voar de volta da Alemanha em um motor. Um B17 não podia.
O armamento defensivo não é um grande factor de qualquer forma. Muito poucos bombardeiros abateram caças (desculpe, a 8ª Força Aérea não se empilhou). O melhor lugar para atirar em um caça é ao redor da área do cockpit e .50 cal ou .303 penetrarão ambos no perspex. O modelo mais recente de lancs com 2x .50 cal na cauda também.
Onde o B17 ganha de mão em mão é a capacidade de sobrevivência. O B17 tem dois pilotos e dois conjuntos de controles contra o Lancs um. A única armadura em um Lanc era uma pequena placa atrás do assento dos pilotos e até mesmo aquela que era frequentemente removida para conseguir 100lbs extras de bombas em.
O B17 poderia sobreviver a danos que teriam qualquer outro bombardeiro caído do céu. Um lancaster nunca voaria para casa com este aspecto:
ou este
Edited again on the strength of a comment which reminded me that the RAF operated B17-Gs alongside Lancasters:
These were specialist aircraft equipped to jam German radar. Foi salientado que o Lancaster a largar as bombas na foto acima tem um código de esquadrão -SR que significa 101 esquadrões. Eles carregavam equipamentos de interferência ABC para interferir com os radares em caças noturnos alemães
Eu nunca estive em um Lancaster mas estive tanto em um Halifax (que foi considerado mais fácil de sair do que um Lanc) quanto em um B17. O B17 é positivamente espaçoso e chegar a uma escotilha de fuga com um pára-quedas ligado é prático. Em um Lancaster era difícil para a tripulação e impossível para o piloto. Ele não vai conseguir tirar as mãos do pau e chegar à escotilha de fuga.
Em conclusão não vou dizer qual foi o melhor. Ambos fizeram o trabalho que tinham de fazer de forma soberba. Eles largaram pesos de bombas semelhantes na Alemanha e um número semelhante de jovens morreu em cada aeronave.
Artigos semelhantes
- Qual é o melhor carro esporte clássico britânico?
- O que é que os estrangeiros acham mais irritante na Grã-Bretanha e no povo britânico?
- Como é que alguém consegue o símbolo da TA num teclado britânico?
- Qual é a diferença entre os estilos espanhol, britânico, alemão, italiano e francês de futebol de clubes?